Search

NOSSA SAÚDE EM DIA!

A Secretaria de Saúde de Araranguá investe não só em tratamentos eficazes, mas em ações preventivas também. Confira algumas das conquistas desta nossa secretaria:

Em 2022 a equipe da saúde realizou mutirão de consultas e exames, atualizando a lista de espera de um ano. Até o mês de novembro, foram mais de 110 mil atendimentos médicos, mais de 55 mil atendimentos de enfermeiros e 25 mil atendimentos de odontologia na atenção primária em saúde com distribuição pelo Programa Saúde na Escola de mais de 6 mil kits de higiene bucal aos alunos.

Isto só foi possível porque foi investido em melhorias no laboratório municipal, que ampliou os locais de coleta – chegando a 17 mil exames ao mês.

Além de investir em um novo aparelho de raio-x de última geração para os atendimentos na UPA 24h e reforço no atendimento médico da unidade. Desta forma, o município oferece o dobro do protocolo mínimo exigido, em média são 8.700 atendimentos por mês.

O araranguaense está muito bem atendido na sua necessidade de medicamentos. A farmácia básica distribuiu um quantitativo de mais de 1,5 milhão de Reis em remédio somente pela atenção básica.

E para facilitar a vida dos pacientes, implantamos o programa Remédio em Casa que é feito por um profissional farmacêutico com um veículo especialmente preparado para a tarefa, onde os medicamentos são entregues nas residências dos pacientes, desde setembro.

A Secretaria de Saúde de Araranguá também investiu em novos veículos, onde a sua frota proporcionou muitos tratamentos fora do município, com cerca de 7.570 pacientes levados para Florianópolis, Criciúma,Caçador, Lages, São José, Praia Grande e Tubarão.

Além dos atendimentos de rotina, a secretaria oferece grupos terapêuticos e de quiropraxia, como coluna sem dor, grupo de tabagismo e de reabilitação. Os funcionários também foram contemplados com 62 novos computadores para tornar mais eficiente a prestação de seus serviços.

Destaque também para o Centro de Especialidades Odontológicas, que realizou mais de 3.400 exames de raio-x, mais de 25 mil atendimentos em odontologia, mais de 1.750 avaliações e consultas em cirurgias, mais de 2.300 consultas em endodontia e periodontia.

Lembramos que neste ano foi dado início à tão sonhada obra de reforma e ampliação do Bom Pastor, que vai aumentar a quantidade e qualidade do atendimento.

A equipe de vacinação também não parou, foram aproximadamente 62 mil aplicações e 88% de cobertura vacinal da população araranguaense.

O Bem-Estar Animal não ficou para trás, a equipe ganhou seu próprio veículo adequado às necessidades. Onde nos meses de janeiro a dezembro realizou mais de 1.100 castrações e resgatou mais de 400 animais, sendo cuidados em parceria com as diversas cuidadoras cadastradas.

E tem muito mais serviço sendo prestado por todas as equipes! Esta é a nossa saúde em dia!