Search

Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann recebem Carta Compromisso e prometem avaliar demandas da mobilidade sustentável no próximo governo

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a coordenadora de Articulação Política do Gabinete de Transição, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), receberam em mãos a Carta Aberta da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, durante reunião realizada no Centro Cultural Banco do Brasil na quinta-feira, 24/11.

A articulação do encontro foi mediada pelo deputado estadual Goura Nataraj (PDT-PR) e contou com a participação das representantes da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, Ana Carboni e Yuriê César, do integrante do Grupo Técnico do Meio Ambiente pela Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo Batista; de Maurício Barcellos, do Movimento Nacional dos ODS e de Renata Aragão e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, da ONG Rodas Paz, uma das participantes da campanha no Distrito Federal.

 

Além da formalidade

A reunião foi além de ser uma mera formalidade. Tanto Alckmin quanto Gleisi demonstraram entender dos problemas enfrentados por pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida para se locomoverem com segurança e qualidade.

“Eles falaram da importância de se pensar mobilidade urbana para um contexto amplo. Sabem que precisam pensar no pedestre, no ciclista e na acessibilidade urbana, principalmente nas cidades pequenas e médias que não possuem transporte coletivo”, explicou Yuriê César, coordenador da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições no âmbito federal.

Para Ana Carboni, da União de Ciclistas do Brasil, o encontro marca um momento de diálogo importante do governo eleito com as organizações da sociedade civil da mobilidade urbana com a possibilidade de compromisso com as pautas apresentadas.

“Nosso comprometimento além de pautar a gestão pública federal, será no acompanhamento para que uma política pública responsável e justa pela mobilidade sustentável seja assumida e a sociedade civil escutada”, esclarece.

Endossos importantes

A Carta Aberta da Campanha da Mobilidade Sustentável é endossada por outras 44 organizações da sociedade civil e reúne propostas agrupadas em quatro grandes eixos: 1 – Estruturação de uma coordenação Interfederativa de mobilidade urbana; 2 – previsão de orçamento para viabilizar políticas e infraestruturas de mobilidade sustentável; 3 – adoção de ações efetivas para a redução das mortes no trânsito; 4 – implantação de programas e ações temáticas para mobilidade sustentável.

“São propostas para a mobilidade ativa e sustentável, contemplando políticas federais para o estímulo do uso da bicicleta, para a redução de mortes no trânsito, para o cicloturismo e para a economia da bicicleta. Então, saímos com essa expectativa de que no próximo governo a gente possa ter o fortalecimento de políticas públicas para cidades cada vez mais amigas da bicicleta”, afirmou Goura Nataraj após a reunião. O deputado já havia entregado a carta num evento em Curitiba (PR) em 16/11, para a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, que integra a equipe de transição no Grupo Técnico Cidades.