Search

Câmara de Vereadores inaugura novo hall com sessão solene e realiza homenagem para Fabiana Alano, vítima da Covid-19

Presidente Jair Anastácio presidiu sessão em homenagem aos ex-presidentes e em alusão aos 20 anos de instalação do novo prédio

Aconteceu na noite desta sexta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Araranguá uma sessão solene em alusão aos 20 anos da instalação do novo prédio do Legislativo Municipal em homenagem aos ex-presidentes vivos. Após a sessão foi entregue e inaugurado o novo hall, com a galeria dos ex-presidentes e galeria lilás, espaço que recorda a presença das mulheres que ocuparam uma cadeira na Casa.

A solenidade de homenagem aos ex-presidentes contou com a presença dos ex-presidentes vivos: Martinho Herculano Ghizzo, Hilson Sasso, Lourival João, Cláudio Roberto, Manoel Serafim (Neco Manta), Giancarlo Soares de Souza, Airton de Oliveira (Barão), Daniel Viriato, Ozair da Silva (Banha), Radnor Alves (Nino da Barranca) e estiveram representados no evento os ex-presidentes Enor Kruger, Jairo do Canto Costa, Rodrigo Turatti, Rony da Silva e Silvio Scarabelot, além de serem homenageados os ex-presidentes e atuais mandatários, Diego Pires e Neno Fontoura.

Após as homenagens aos ex-presidentes, Airton de Oliveira, o Barão, que chefiou o Legislativo Municipal falou em nome dos homenageados.

“Eu fiquei muito honrado pelo convite do atual presidente em falar por todos que nesta noite receberam como eu esse reconhecimento. O papel de um presidente da Câmara e de todos os vereadores é cuidar da cidade, da saúde, da educação, da infraestrutura, cuidar das pessoas. O Legislador tem que abordar os problemas da cidade e as disputas políticas devem ficar dentro do plenário”, enfatizou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, vereador Jair Anastácio (PT), destacou a importância da história do Legislativo Municipal.

“Quando foi pensada a realização desta sessão solene, buscamos exatamente exaltar a rica e diversa história de tantos homens que por meio de sua ação política ajudaram a escrever a história do Poder Legislativo de Araranguá. De lá para cá, muitos rostos, muitas mãos, diferentes ideias e diferentes ideais, cada qual com seu jeito, com seu perfil e com sua astúcia e capacidade deixaram sua marca”.

Jair ainda enfatizou sobre a missão de ser presidente da Câmara e de suas ações, entre elas, reforma do telhado, das grades, das mobílias, compra de um novo veículo, instalação de câmeras de vigilância e entre outras.

“Além das obras e ações estruturantes nós criamos o projeto Câmara Jovem, Câmara Inclusiva e Câmara Popular, que consiste no balcão da cidadania, serviço de atendimento ao público, todos os dias da semana. Me sinto tranquilo, sereno e feliz e tenho certeza do dever cumprido com muita responsabilidade e empenho, com humildade, transparência e respeito com o dinheiro público”, falou.

Emoção toma conta em homenagem para Fabiana Alano

Com a presença de familiares a Câmara inaugurou a mostra fotográfica: ‘Fabiana Alano – Memórias de um legado’, com imagens feitas pela fotógrafa que faleceu vítima da Covid-19. Essa será a primeira exposição do espaço cultural planejado pelo Legislativo.

Jair enfatiza que essa é uma forma de homenagear todos aqueles que morreram pela Covid-19.

“Tínhamos o desejo de homenagear todas as pessoas que morreram por conta da pandemia, mas não foi possível e encontramos na Fabiana uma forma de homenagear essas pessoas e as famílias que sofrem com a perda de um familiar”, disse.