Search

Turvo bate mais uma vez a meta em doação de sangue

Na semana do Dia Nacional do Doador de Sangue o grupo de Doadores de Turvo foi surpreendido com a notícia que mais uma vez bateu a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 3% da população seja doadora.

O dia 25 de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, e ano a ano a população de Turvo, se dedica a cuidar da vida ao próximo ao se prontificar a doar sangue semanalmente.

Uma das voluntárias e organizadora do grupo, Maiára Saccon, constata que 2022 foi um ano desafiador no quesito doação de sangue.

“Ano passado, em plena pandemia, atingimos quase 800 doações, ou seja chegamos a 6% da população como doadora. Esse ano eu achava que seria mais fácil e o número de doações aumentaria. Porém, a cada semana as turmas eram menores. Por vezes pensei que não atingiriam nem os 3%, mas para a minha surpresa, na última terça-feira, a responsável pelo setor de capitação do Hemosc de Criciúma, Daniela Elias, me parabenizou pelo empenho na organização dos grupos e me surpreendeu, dizendo que atingimos 384 doações. Fiquei surpresa, feliz e grata. O trabalho não acaba aqui, ainda temos 6 grupos esse ano”, já adianta a voluntária.

Maiára adianta os agradecimentos aos doadores, bem como a prefeitura de Turvo por ceder o transporte semanal.

“Que esta parceria junto a administração pública e os cidadãos possam se fortalecer para que possamos manter ao menos a meta mínima em doação de sangue. As pessoas podem nos procurar no instagram como @doadoresdeturvo e encontrar mais informações. A ajuda de cada um contribui para salvar mais quatro vidas”.