Search

Grupo teatral proporciona mergulho na história de Anita Garibaldi com apresentações gratuitas em Turvo

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o grupo de teatro ‘O Sombrista’ apresentará o espetáculo ‘Além da Heroína, uma história da Anita Garibaldi’ no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo, sempre às 20 horas.

Com um trabalho diferenciado e baseado na técnica de ‘teatro de sombras’, a apresentação é o resultado de uma investigação que vem sendo realizada desde 2018 pela atriz / sombrista Diana Manenti a respeito da vida de Anita Garibaldi. Além disso, a primeira sessão da turnê em Turvo, no dia 24, contará com o recurso da audiodescrição aberta.

A audiodescrição é um recurso que surgiu para a facilitação dos cegos e das pessoas com deficiência visual à arte, permitindo que estes possam vivenciar a herança cultural visível das artes plásticas, teatro e artes cênicas ou cinema.

De acordo com o grupo, o ingresso para as apresentações em Turvo será trocado pela doação de uma lanterna (de qualquer tipo) por família. As lanternas recebidas nas apresentações serão doadas para escolas, visando estimular o uso do teatro de sombras nas atividades no ambiente escolar. Lembrando que ‘Além da Heroína, uma história da Anita Garibaldi’ possui classificação indicativa de 12 anos.

“Falar de Anita, é falar de muitas mulheres”

Considerada a maior guerreira de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, Anita Garibaldi, desperta admiração e curiosidade com uma história recheada de glórias, desafios e superação. Com 25 minutos de duração, o espetáculo traz momentos da vida de Anita que foram silenciados pelo tempo.
Conforme Diana, a escolha por Anita Garibaldi tem como principal motivo trazer à discussão os padrões sociais que são atribuídos às mulheres.

“Porque falar de Anita, é falar de muitas mulheres. Mulheres que olham para o horizonte com desejo de liberdade, que sentem o vento da ousadia atravessar sua alma, e mesmo assim não acreditam ser capazes de mudar sua realidade. A história nos conta sobre a bravura de Anita diante de uma cena de guerra, onde chamou a atenção de todos pela coragem e determinação”.

Vale salientar que esse é um projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2021. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Turvo, Gráfica Turvense, Invernada Artística Anita Garibaldi, EEB Jorge Schutz, EEB João Colodel e Bossa Produtora.