Search

Presidente da ALESC, Deputado Moacir Sopelsa vai receber título de Cidadão Honorário de Balneário Gaivota

Na sessão de segunda-feira, 21 de novembro, a Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota aprovou projetos do Executivo e proposições dos vereadores da casa. Através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 0003/2022 de autoria do vereador presidente, Fernando Gonçalves Batista, Outorga o título de “Cidadão Honorário” ao Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de SC, Moacir Sopelsa. A outorga será conferida ao homenageado em data a ser previamente marcada pela Câmara Municipal. Ao defender o projeto, o vereador destacou a atuação do parlamentar em apoio aos programas sociais e para a educação de Balneário Gaivota.

“Ainda na semana ele encaminhou R$ 300 mil para aquisição de um ônibus para o transporte escolar do município, entre outras emendas no seu mandato”, justificou.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei PLOE0165/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A
Outro Projeto aprovado foi o de número 0167/2022, que altera dispositivo da Lei Nº 1.014 de 02 de abril de 2019 e dá outras providências. O projeto está relacionado a atuação do Conselho Tutelar do Município.

Resgate histórico
Mais um cidadão que prestou relevantes serviços à comunidade Gaivotense está sendo homenageado “In Memoriam”, dentro do Projeto Resgate da História da atual gestão da Câmara de Vereadores.
Foi aprovado o Projeto de Lei Ordinário do Legislativo – PLO nº 0169/2022, que dá nome à Travessa B, no Rincão do Tamanduá, com início na SC 449 e passa a se chamar Rua Teodomiro João Batista. Ao defender o projeto, o vereador presidente, Fernando Gonçalves Batista, destacou que seu tio, Teodomiro, foi pescador, agricultor e um dos pioneiros de Balneário Gaivota. Coube ao filho do homenageado, Antônio Batista, mais conhecido como Toninho do Calçamento, agradecer na tribuna pela homenagem póstuma.

“É de grande valia essa aprovação dos nobres vereadores, somos uma família de 14 irmãos, dois quais 12 estão vivos e deixou um legado de caráter e união para nossa família”, concluiu.

Outro Projeto de resgate histórico, aprovado na sessão desta segunda-feira, 21, é o de número PLOL0170/2022 que dá nome à Rua II no Loteamento Fernan Capelo, passa a se chamar, Rua Presalino Estevam de Lemo, conhecido como seu “Biloca”.

Voto de Pesar
O vereador Felipe Agostinho dos Santos, em nome dos colegas, transmitiu votos de condolências aos familiares do Ivo Alfaiate, que era morador de Balneário Gaivota e por muitos anos prestou serviços de alfaiate em Sombrio.