Search

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA COPA DO CATAR RELEMBRA A HISTÓRIA DO MUNDO

A organização da Copa do Mundo do Catar realizou neste domingo uma cerimônia de abertura que relembrou a história do torneio e apresentou a vida e a cultura neste região do Golfo.

Aproximadamente uma hora e 15 minutos antes do pontapé inicial do jogo entre Catar e Equador, teve início a cerimônia de abertura que durou 30 minutos no estádio Al-Bayt.

Sobre um fundo preto, o evento começou com um aceno ao estilo de vida tradicional no deserto, com camelos em bancos de areia que desenhavam o mapa-múndi.

Com a narração do ator americano Morgan Freeman, presente no estádio, a cerimônia passou a ser uma homenagem ao torcedor, com os cânticos de todos os países e camisas gigantes e bandeiras representando as seleções presentes neste Mundial.

Com uma grande mancha amarela em um dos fundos em algumas arquibancadas predominantemente pretas e brancas, as cores da vestimenta tradicional dos cataris – o ‘dishdasha’ para os homens e o ‘abaya’ para as mulheres – sem áreas reservadas por gênero, a cerimônia continuou com uma homenagem às Copas anteriores, com as mascotes de cada uma das edições passadas.

Em seguida, entrou em cena Jungkook, um dos sete integrantes do famoso grupo sul-coreano BTS, que interpretou ‘Dreamers’, uma das músicas oficiais desta primeira Copa do Mundo em um país árabe, ao lado do cantor catari Fahad Al -Kubaisi. 

Estrelas da música como Dua Lipa e Rod Stewart tinham anunciado que não participariam da cerimônia de abertura.

A cantora inglesa explicou no Instagram que espera visitar o Catar quando o país “cumprir todos os compromissos em matéria de direitos humanos que assumiu quando assinou a organização da Copa do Mundo”, num momento em que o pequeno emirado do Golfo recebe críticas pelo tratamento dado aos trabalhadores migrantes e às pessoas do coletivo LGBTQIA+