Search

Andamento da coleta de dados do IBGE é apresentando ao prefeito de Maracajá

O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 16/11, o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Gabriel Pires, Agente Censitário Municipal. Também participaram do encontro, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, o diretor de Educação, Daniel de Souza, a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Cleiane Pereira, o diretor de Indústria e Comércio, Vlamir Pedro, e ainda os vereadores João Rocha e Edilane Rocha.

No encontro, o Agente Censitário apresentou o andamento da coleta de dados no município, e também as dificuldade encontradas no decorrer do trabalho, como a falta de profissionais para coleta de dados, resistência de moradores para atendê-los, e também a disseminação de notícias falsas – onde usam o nome do IBGE para aplicar golpes – gerando medo nas pessoas.

Segundo Gabriel, Maracajá foi dividido em 18 setores, desses 14 concluídos, sendo contabilizado até o momento 2517 endereços visitados, e 5296 moradores cadastrados.

Ele salienta que a coleta de dados segue com prazo limite até dia 30 de dezembro.

“O prazo estipulado pelo IBGE em todo o Brasil era dia 30/10, mas devido a falta de pessoal, entre outras dificuldades, foi estendido até o final do ano”, detalha.

O prefeito Brambila comentou sobre a importância das pessoas receberem os recenseadores, pois é com o levantamento de dados realizados por eles, que será possível saber da situação real da cidade.

“Saber a situação econômica, o número de habitantes, as questões de renda e emprego, são bem importantes para a Administração, pois a partir disso, é possível construir políticas públicas para as reais necessidades dos moradores de Maracajá”, relatou. 

A atualização dos dados demográficos é muito importante para o município, na visão do chefe do Executivo municipal.

“Peço à população que receba bem o recenseador e que forneça todas as informações que eles solicitarem, pois é através delas que vamos conseguir melhorar ainda mais o atendimento aos maracajaenses”, argumentou.