Search

NOVO GPS RTK E SOFTWARE DE CAMPO PARA EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE TOPOGRAFIA

A Administração Municipal de Araranguá, adquiriu um novo GPS RTK e Software de campo e escritório que serão utilizados para a execução de trabalhos de topografia na área de engenharia.

Na topografia o GPS serve principalmente para levantamentos topográficos planos e altimétricos de estradas, adutoras, canais, linhas de transmissão, propriedades rurais, redes de esgotos, georreferenciamento de terrenos, determinação de curvas de nível e muito mais.

Conforme a Engenheira Ambiental e Diretora de Estudos e Projetos Urbanísticos, Fernanda Rosso, o serviço com GPS possibilita agilidade no tempo de um levantamento, concluindo em um dia o trabalho que, pelo sistema convencional, levaria uma semana.

”Ele faz o rastreamento de no mínimo quatro satélites e automaticamente fornece a posição geográfica de cada local, com latitude e longitude”, destaca.

Os dados são armazenados na memória do receptor fixo e móvel, depois são descarregados e processados em um computador com software específico, onde é feito o tratamento desses dados, transformando-os em diversos projetos.

O GPS foi um investimento de R$ 83.743,00 e o Software de R$ 51.259,00.