Search

Show de Surf e de Talentos durante a 2ª etapa em Itapoá(SC)

Os melhores surfistas amadores do país disputaram a segunda etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022. A competição valeu pontos para o ranking oficial do Circuito Fecasurf Amador, e contorno sol e boas ondas no Balneário Rainha, em Itapoá (SC).

O Surfland Brasil apresenta o Circuito Surf Talentos Oceano 2022 fez sua estreia em Itapoá(SC), cidade localizada no norte catarinense. A  competição valeu pontos importantes para o ranking Fecasurf Amador, que chegou a sua segunda etapa desta temporada reunindo a nata do surf de base brasileiro.

Desta vez foram dez categorias em disputa nesta etapa, que teve a inclusão da Feminina Sub-16 em sua grade de baterias. “Com essa garotada da base do surf brasileiro é muito especial, pois sempre estamos revelando talentos de ponta, fazendo jus ao nome do circuito: Surf Talentos Oceano” declarou Fred Leite da Swell Eventos, promotor do circuito há vários anos.

Além de dos patrocinadores e apoiadores do circuito, vale ressaltar o total apoio da Prefeitura Municipal de Itapoá e pela Associação Itapoaense de Surf (AIS), que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso de público e atletas.

Pela primeira vez Itapoá(SC)  recebeu a garotada com boas ondas e muito sol para a disputa. Os títulos de todas as categorias foram definidos no domingo decisivo em Balneário Rainha.

Na Sub-08 Mista, categoria que reúne os surfistas mais novos do circuito, a vitória foi de Guilherme Frutuoso, de Navegantes(SC). Nome novo na temporada, Narcíso Inácio venceu pela primeira vez na categoria Sub-10, enquanto o sergipano radicado em Floripa Luca Messenger foi o campeão da Masculino Sub-12.

Na final Sub-14 Masculina, Ryan Martins repetiu o título conquistado na primeira etapa e venceu pela segunda vez seguida na categoria. Não satisfeito com o título Sub-14, Ryan voltou a subir no lugar mais alto do pódio, e novamente venceu, dessa vez a Sub-16. O garoto do Santinho, Floripa, é um dos destaques do surf catarinense deste ano, e liderar o ranking nas duas categorias com aproveitamento de 100%.

Na Sub-18 foi a vez do baiano radicado em Floripa Esdras Moraes, que deu show de surf em Itapoá, e sagrar-se campeão da etapa. Ele deixou Ryan Martins, que buscava sua terceira vitória no dia, ficou em segundo, o paranaense Anar Chiah em terceiro e Lucas Haag,  que venceu a primeira etapa, terminou em quarto lugar.

Entre as meninas, a jovem surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni venceu as categorias Sub-12 e Sub-14 Feminino, e vem se destacando cada vez mais nas etapas que disputa. Fazendo sua estreia no circuito, a primeira atleta a vencer a categoria Sub-16 Feminina foi a paranaense Gabriely Vasque.

Fechando a galeria de campeões deste final de semana, a categoria Feminino Sub-18 teve a vitória da excelente surfista Potira Castaman, baiana radicada em Florianópolis(SC).

Todos os finalistas levaram troféus e kits de prêmios com roupas e acessórios dos patrocinadores e apoiadores da etapa. Os campeões de todas as categorias ganharam pranchas alucinantes da Surfland Brasil, além dos kits, troféus e pontos importantes para o ranking do Circuito Fecasurf Amador 2022. 

Os campeões do ranking do Surfland Brasil apresentam o Circuito Surf Talentos Oceano 2022, válido pelo Circuito Catarinense Fecasurf Amador desta temporada também ganharam uma semana de treinamentos na estrutura da Surfland Brasil em Garopaba(SC).

AÇÕES AMBIENTAIS – CIRCUITO SURF TALENTOS OCEANO 2022 – 2ª ETAPA

                       KEEP THE OCEAN BLUE NAS ESCOLAS

 Os trabalhos de sensibilização e conscientização socioambiental foram iniciados na sexta-feira (dia 21), quando o Projeto Keep The Ocean Blue visitou uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, passando suas mensagens para a preservação dos oceanos.

O Programa ‘Keep The Ocean Blue nas Escolas’ é liderado pelo Fotógrafo Marcio David, que leva os atletas da Oceano Surfwear para conversar com as crianças locais. Estes atletas são formadores de opinião e sensibilizam as crianças frente aos aspectos socioambientais do planeta, principalmente relacionado ao lixo nos oceanos.
 
           ESPAÇO CONSCIÊNCIA E AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA

 ‘Espaço Consciência’ é o nome dado ao espaço oferecido para a exposição de pautas socioambientais relacionadas ao evento ou à associação de surf local. Durante esta etapa o espaço foi ativado no sábado (dia 22), com a presença do Projeto Keep The Ocean Blue; da ONG Eco Local Brasil; do Instituto Sea Shepherd; do Projeto Remar, Limpar e Educar e; da Associação de Proteção da Reserva do Mangue (APREMAI).

A organização do evento ainda doou 16 mudas de árvores nativas para a APREMAI, que irá preparar uma ação de plantio em áreas naturais de Itapoá, em parceria com alguma das escolas do município, aproveitando a ação para sensibilizar e conscientizar estas crianças. Estas mudas estão relacionadas à compensação dos Gases de Efeito Estufa e ao Selo Ambiental conquistado pelo Circuito (Selo CarbonOk).

                     PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.

Todo este trabalho é desenvolvido por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. Este PGA conta com diversos Programas Ambientais, abrangendo gestão de resíduos, proteção de ambientes frágeis, mobilidade urbana, educação ambiental, engajamento social (entre sociedade e instituições) e neutralização de gases de efeito estufa (GEE).

Na manhã de sábado estas instituições realizaram uma ação de limpeza de praia, envolvendo o público presente no evento. A ação foi intitulada “Pague Seu Ingresso”, nome dado pelo Projeto Keep The Ocean Blue para estas ações de limpeza de praia voluntárias.

Segundo Filipe Oliveira, da ONG Eco Local Brasil, o nome ‘Pague Seu Ingresso’ está relacionado ao fato de “a praia não cobrar entrada das pessoas, então, nada mais justo do que ajudarmos ela a se manter limpa com a retirada de alguns resíduos da sua areia ou da sua restinga”.

Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 – 2ª etapa – Itapoá(SC)
Apresentação: Surfland Brasil
Patrocínio: Oceano Surfwear, Mini Kalzone, Prefeitura Municipal de Itapoá, Lord, Silverbay, Porto Itapoá, Rogga, Oliveira e Pozzer e Sibon Charters
Apoio: Barra do Saí Praia Hotel, Wide Open Motors Sports, Grassi Zappelini, Conveniência Modesto e Grifsurf Brasil.
Ações ambientais: Keep the Ocean Blue, Eco Local Brasil, Apremai e Programa Carbono OK.
Realização: Swell Eventos
Homologação: Fecasurf – Federação Catarinense de Surf
Supervisão: Associação Itapoaense de Surf (AIS)
 
Confira os Resultados desta segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022
*Em breve a Fecasurf divulgará o ranking do Circuito 2022 atualizado após duas etapas.

Masculino Sub-18
1º – Esdras Moraes
2º- Ryan Martins
3º- Anuar Chiah
4º- Lucas Haag

Masculino Sub-16
1º – Ryan Martins
2º- Anuar Chiah
3º- Esdras Moraes
4º- Ryan Campos

Masculino Sub-14
1º – Ryan Martins
2º- Kauan Carvalho
3º- Cauã Demski
4º- Henrique Venceslau

Masculino Sub-12
1º – Luca Messenger
2º- Narciso Inácio
3º- Cauã Demski
4º- Gabriel Chiah

Masculino Sub-10
1º- Narcísio Inácio
2º- Luca Messenger
3º- Henrique Surfboy
4º- Kauan Saito

    Feminino Sub-18
1ª- Potira Castaman
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Gabriely Vasque
4ª- Alexandra Azamor

        Feminino Sub-16
1ª- Gabriely Vasque
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Luiza Rosa Teixeira
4ª- Alexandra Azamor

Feminino Sub-14
1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kauanny de Souza
3ª- Kyara Antunes
4ª- Isabela de Lis

Feminino Sub-12
1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kaylani Antunes
3ª- Nalu Demski
4ª- Ana Clara Cardoso

Sub-08 Mista
1º- Gustavo Frutuoso
2º- Guilherme Goulart
3º- Rafael Acom
4º- Nelson Nagata