CANDIDATO DO NOVO QUER SER A NOVIDADE NO SENADO
O Programa Voz do Sul, na Post TV, dentro do Projeto Eleições 2022 – Nós informamos você elege, o entrevistado desta terça-feira (30), foi o candidato a senador Luiz Barbosa Neto (Novo).
Além de criticar o Fundo Eleitoral (R$ 4,9 bilhões); disse que há 140 mil pessoas nas filas da cirurgia em Santa Catarina; que as escolas estão sucateadas; e que o fundo eleitoral equivale a 6 anos de saneamento básico.
O candidato disse que irá buscar soluções para o pacto federativo para tentar melhorar o retorno dos impostos – 40% do que se produz, para o estado Santa Catarina.
RALF X MOISÉS
No debate promovido pela Unesc, Rádio Eldorado, Rádio Araranguá e Engeplus, ficou claro que o candidato do PROS, defensor público Ralf Zimmer, será mesmo o “calo no garrão” do governador Carlos Moisés (Republicanos).
Fez algumas críticas contundentes ao governador pela compra escandalosa dos respiradores – que o senador Jorginho Melo (PL) disse ser para uma casa de massagem no Rio de Janeiro; também criticou o uso de avião da saúde para agenda política e passeio em Bonito/MT; e da indicação/apadrinhamento que houve nos portos.
Ainda falou da escandalosa liberação de gastos – R$ 5 mil por deputado na Alesc, para combustíveis (sem comprovação do gasto).
Moisés, aproveitou para dar uma pegada em Ralf Zimmer por causa de uma “suposta agressão à mulher”.
NO CANTO NO RINGUE
Quando o assunto era a disputa Lula-Bolsonaro, o aperto em Décio Lima (PT) coube a Odair Tramontin (Novo), Ralf Zimmer (PROS) e Jorginho Mello (PL). Fundo eleitoral, apoio à ditaduras, crítica ao agronegócio, estavam entre as principais bronas.
Enquanto isto, longe da pancadaria, Esperidião Amin (PP), Jorge Boeira (PDT) e Gean Loureiro (União Brasil), aproveitaram para falar de seus programas de governo.
10 NOMES PARA ALESC
A coluna atualiza os candidatos a deputado estadual na região do vale do Araranguá.
Nos municípios do Vale temos 5 candidatos: Tiago Zilli (MDB) – Turvo; Zé Milton (PP) – Sombrio; Apóstola Miriam Feijó (PDT) – Balneário Gaivota; Glauter Soares (PT) – Sombrio; e Kelen Rafael Rosa (Podemos) – Maracajá.
No município de Araranguá temos mais 5 candidatos Bia Borges (Novo); João Cechinel (PTB); Emerson Rocha (Democracia Cristã); Motinha (Republicanos); e Andresa Ribeiro (PL).
A FEDERAL TEM 5 NOMES
Diego Pires (PDT), Jonas de Matos Sombrio (Avante), e Cynthia Etchandy (Cynthia Mota Etchandy Lima) – de Araranguá; e ainda Alex Bristot (PSB), de Santa Rosa do Sul; e Jeferson Cardozo (PTB) – de Turvo.
DIVERSIDADE
O candidato a deputado estadual Emerson Rocha (Democracia Cristã), partido de José Maria Eymael (Democracia Cristã) apoia Jair Bolsonaro (PL) a presidente; Jorginho Mello (PL) a governador; e faz dobradinha com Júlia Zanatta (PL) a federal.
MAIS COERENTE
Já o candidato a deputado estadual João Cechinel (PTB), que tem como candidato Roberto Jefferson (PTB), vai de Jair Bolsonaro (PL) a presidente. Vai de Esperidião Amin (PP) a governador e faz dobradinha com Débora Parizotto (PTB) a federal.
NÚMEROS DE 2022
Em Santa Catarina, dos 609 candidatos a deputado estadual, 27 deputados estaduais (2/3 deles) disputam a reeleição entre as 40 vagas.
Dos 3 senadores, 1 disputa a reeleição (Dário Berger, PSB) e 2 disputam vaga de governador (Esperidião Amin, PP, e Jorginho Mello, PSDB).
Entre os 307 candidatos a deputado federal, 14 dos 16 disputam a reeleição. Apenas Celso Maldaner (MDB), que vai disputar cadeira ao Senado e Rogério Peninha (MDB), que abriu espaço para seu assessor Rafael Pezenti (MDB).
REELEIÇÃO EM VOGA
Ao todo, 20 dos 27 governadores disputam a reeleição. Desde 1998, quando começou a ser permitido, apenas o Rio Grande do Sul não teve governador reeleito. Será que Eduardo Leite (PSDB) quebra esta sequência?
LUCIANO HANG
A maior aposta de Jorge Seif (PL) – o filho 06 de Bolsonaro, hoje em sua eleição vem do apoio velado do dono da Havan, popular nas redes sociais, que não tem feito a mesma deferência a Jorginho Mello (PL), pai do Pronampe.
AINDA NÃO PEGOU
Para o povo, que corre atrás da máquina para não deixar falta o pão na mesa, a eleição está um pouco menos interessante. Uma deputada, entrevista pela Post TV, mencionou que “parecia que nem tinha campanha”. No meio político, por outro lado, o “pau está cantando”.
JUSTIÇA SOCIAL
Projeto de lei de autoria de Gean Albino (União Brasil), que foi apresentado na Câmara de Vereadores de Sombrio, sobre as múltiplas tarifas de cobranças de água e esgoto em um imóvel com um único hidrômetro.
DEFESA DA CASAN E TRABALHADORES
O candidato ao Senado por Santa Catarina Afrânio Boppré (PSOL/Rede) assinou termo de compromisso nesta terça-feira (30) com os trabalhadores da Casan, incorporando em suas propostas a não privatização da empresa de saneamento catarinense e o seu fortalecimento como empresa pública. O termo de compromisso abrange propostas em relação ao saneamento básico e ao movimento dos trabalhadores.
DESINFORMAÇÃO E DEMOCRACIA
A advogada Luiza Cesar Portella lança, nesta sexta-feira, 2, às 15h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em Florianópolis, o Livro “Desinformação e democracia: um panorama jurídico eleitoral”. A obra convida a leitora e o leitor a olhar para o cenário da desinformação por uma perspectiva acadêmica alinhada à prática da advocacia eleitoral buscando auxiliar na compreensão e então instigar a reflexão e fomentar a busca por meios eficazes de lidar com o fenômeno.
Luiza Cesar Portella, é advogada, sócia do escritório Fretta Moreira & Chede Advogados, Mestra em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Cesusc. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Administração Empresarial pela UDESC/ESAG. Membra da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político Abradep. Secretária da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC no biênio 2022/2023.
UM DEMOCRATA RUSSO
O ex-presidente Michael Gorbachev, que acabou com a Guerra Fria da Rússia com o Estados Unidos em 1989, faleceu aos 91 anos.