Search

Jefferson Monteiro é candidato a deputado por Araranguá e Criciúma

O portal entrevistou o candidato a deputado estadual Jefferson Monteiro, do Republicanos. Acompanhe:

 

Como foi sua trajetória desde a Infância à faculdade?

Em primeiro lugar, eu nasci em Criciúma, no dia 14 de fevereiro de 1979, mas logo fui morar na cidade de Araranguá/SC, onde passei minha infância e iniciei minha vida escolar no Colégio Estadual Castro Alves, até a 7ª série. Em 93 me tornei seminarista da Ordem dos Servos de Maria, em Turvo/SC, onde frequentei a 8ª série. Em 94 retornei a Araranguá, onde no Colégio Murialdo conclui o 2º grau em 96. No ano seguinte, ingressei na Faculdade de Direito da UNISUL, vindo a me formar bacharel em Direito em 15 de fevereiro de 2003, sendo o orador da Turma (2002/B). Ainda, no período acadêmico, fui Presidente do Centro Acadêmico de Direito da UNISUL por dois mandatos (2000 e 2001), ocasião em que promovi e organizei dois Simpósios e um Congresso Jurídico.

 

E como foi sua atuação como assistente do Ministério Público, Servidor da Justiça Catarinense; Presidente do Instituto Sul Brasileiro de Direito, Advogado e Professor Universitário?

Enquanto acadêmico de direito, no período de 1998 a 2001 prestei assessoria ao Ministério Público catarinense. Logo em seguida, fundei o Instituto Sul Brasileiro de Direito, onde promovi inúmeros seminários, simpósios e congressos jurídicos no Estado de Santa Catarina, com destaque para as cidades de Criciúma, Tubarão, Blumenau e Florianópolis. Também coordenei cursos preparatórios para concursos públicos e Exame da OAB, contribuindo para a aprovação de centenas de advogados catarinenses. Em 2003, aprovado em concurso público, assumi como Oficial de Justiça na cidade de Tubarão e logo me transferi para a cidade de Forquilhinha, onde atuei até o ano de 2008, quando passei a trabalhar no Fórum de Criciúma. 6 meses depois, pedi desligamento do cargo de oficial para atuar como advogado, profissão que exerço até os dias de hoje. No período de 2008 a 2010 atuei como Professor em Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal da UNISUL, Campus Tubarão e Içara.

 

O senhor como advogado e depois chegou a vereador em Criciúma?

Em 14 anos como advogado, atuei com êxito nas principais investigações policiais da região sul de Santa Catarina, com destaque às Operações IMIGRAÇÃO, DPVAT e POLO NORTE, coordenadas pelo GAECO e OPERAÇÃO HEFESTO, conduzida pela Polícia Civil de Morro da Fumaça, com grande repercussão estadual. Ao longo da advocacia, atuei em 41 júris populares, tendo alcançado a absolvição em 28 dos casos. Em 2016, atendendo a convite de grandes amigos, passei a integrar movimentos políticos e sigla partidária, colocando o nome à disposição, em 2019, como pré-candidato a prefeito de Criciúma. Em 2020, coordenei o PSL (Partido Social Liberal) em Criciúma e região. Naquele mesmo ano fui candidato a vereador e em menos de 30 dias de eleição, disputando com mais outros 262 candidatos, conquistei a confiança de 1001 criciumenses, me tornando 1º Suplente. Em 1º de abril de 2020 assumi a Câmara de Vereadores por 37 dias, ocasião em que apresentei importantes projetos para a cidade. Novamente, agora em 3 de maio de 2022, assumi no legislativo e no mesmo dia renunciei para conceder espaço ao segundo suplente. Na sequência, assumi a Presidência do Partido Republicanos em Criciúma e a condição de pré-candidato a Deputado Estadual, após convite do Governador Catarinense Carlos Moisés da Silva.

 

Quem é o Monteiro pai?

Tenho dois filhos, Izadora Monteiro e Andres Rafael Monteiro, ambos com 10 e 4 anos de idade, respectivamente.

 

O que pensa sobre o atual momento político da região Sul?

Penso que o SUL de Santa Catarina está sub-representado politicamente. As pessoas escolhidas, como sabemos, estão tão-somente preocupadas em praticar divisionismos políticos. Outros, surfistas das ondas de ocasião, focados apenas em repostar culturas ideológicas e compartilhar selfies com seus ídolos. Não se veem debates e pensamentos voltados à projetos de Estado – estruturantes e que impactem na vida das pessoas. Pelo contrário. Os representantes de hoje estão eclipsados (escondidos) nas mesmas bandeiras de sempre, hasteadas em período eleitoral e abandonadas a meio mastro quando investidos em seus gabinetes, ladeados sempre pelas mesmas figuras carimbadas da velha política. 

O SUL precisa de gente nova, combativa, resolutiva e, sobretudo, vocacionada em defender pessoas. De gente que não tem medo de plenários, tribunas e tribunais. De gente com coragem para abraçar e brigar pelas principais pautas da região. De gente destemida a empreender uma nova forma de representação política, sempre comprometida à agilidade na resolução de problemas e conflitos que emperram o nosso desenvolvimento e comprometem a bem estar de nossas famílias. De gente que não empenhe somente a promessa, mas que faça de verdade, sempre com um olhar diferente – para um novo futuro. Porque os sonhos do passado parecem ainda muito distantes. E esse filme tem de mudar. Passou dá hora de trocar essa fita.
É como penso.

“Sou Advogado, defensor de Direitos e da Dignidade. Vou trabalhar incansavelmente pelo Sul. Pelo Estado inteiro. O que me torna necessário, além do que já fiz enquanto vereador de Criciúma, é o que posso fazer como Deputado Estadual!”

 

Quais as suas principais propostas caso se eleja deputado?

O QUE PROPONHO? Vocacionado, proponho ser o maior defensor das grandes causas do Estado de Santa Catarina.

• DEFENSOR DE DIREITOS – DA DIGNIDADE HUMANA
Vou atuar na defesa da nossa gente como faço na minha advocacia.

• DEFENSOR DA SAÚDE
Os atuais representantes mostraram que foram incapazes de ampliar o número de leitos de UTI, assegurar investimentos em infraestrutura hospitalar e acabar com as filas de exames e cirurgias. Comigo, vai ter soco na mesa.

• DEFENSOR DA CRIAÇÃO DE UM HOSPITAL REGIONAL
Vou cobrar cada dia de mandato até que saia do papel, porque somos a única macrorregião do Estado que não dispõe de um grande e completo hospital.

• DEFENSOR DAS CRIANÇAS
Vou brigar pela implantação de UPAS PEDIÁTRICAS, porque nossas crianças não podem mais esperar por atendimentos especializados.

• DEFENSOR DAS PESSOAS PORTADORAS DE FIBROMIALGIA
Vou continuar lutando por cada uma delas, porque elas precisam de centros de referência e tratamentos diferenciados, como ozonioterapia e uso de cannabis medicinal.

• DEFENSOR DOS IDOSOS
Vou bater na porta de quem quer seja, porque precisamos dos centros de convivência, cuidados e inclusão.

• DEFENSOR DO TRABALHO E EMPREGO
Não vou descansar enquanto não estivermos na rota contínua da qualificação da mão-de-obra.

• DEFENSOR DO DESENVOLVIMENTO E DOS PROJETOS ESTRUTURANTES
Comigo, o discurso vai ter que acabar. A extensão da Via Rápida; o Anel de Contorno Viário e os Parques Industriais Intermodais serão prioridades.

• DEFENSOR DOS MODAIS DE TRANSPORTE
Quero um Aeroporto Regional de Jaguaruna equipado com terminal de cargas e ampliado com pistas de pouso/decolagem e novos horários de voos. Quero uma nova malha ferroviária integrada aos Portos Catarinenses e interligada ao modal rodoviário. Quero um novo modelo de gestão e rotas internacionais para o Porto de Imbituba que atendam às demandas da nossa região.

• DEFENSOR DAS MATRIZES ENERGÉTICAS
Estarei sempre comprometido com a geração de energia que supra a crescente demanda e com o aumento da capacidade do gás natural. E, também, preparado para auxiliar na implantação de políticas objetivas para a Transição Energética Justa.

• DEFENSOR DAS ROTAS E CAMINHOS
Chega de sonhos. Rotas integradas de turismo e gastronomia com boas estradas e ciclo-faixas serão prioridades.