Search

Orleans recebe 1ª edição da Jornada da Inovação

Evento realizado pela Weber Cidades Inteligentes pretende potencializar os empreendimentos atuais e novos empreendedores do município

 

Fomentar a inovação nas empresas já existentes, gerar ideias e estimular o networking. Estes são alguns dos objetivos da 1ª Jornada de Inovação de Orleans, uma iniciativa da Weber Cidades Inteligentes em parceria com a Unibave, Inova Sul e Polo de Inovação de Gravatal. O lançamento oficial do evento ocorreu nessa terça-feira, dia 20 de julho, no Empório 425 Cervejaria. Cerca de 60 pessoas, entre empresários e entusiastas, estiveram no local para entender a dinâmica da Jornada – que deve reunir periodicamente gestores de 20 empresas com o intuito de articular um ecossistema orientado à geração de novas ideias.

A Jornada contará com seis encontros e abordará assuntos diferenciados, como Design Thinking, mapeamento de alcance, laboratórios criativos e agenda de essência. Ao fim, todos os participantes apresentarão um projeto de inovação para uma banca apreciativa. De acordo com o coordenador, Ademir Milo da Silva, a ideia é gerar um campo de soluções criativas, motivar novos empreendimentos e fortalecer economias locais com mais renda, empregos e qualidade de vida. “Toda a Jornada será baseada em tecnologias sociais que contribuem com o processo criativo relativo a processos, produtos ou serviços”, explica.

O CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber, conta que este modelo de evento já foi aplicado anteriormente no município de Gravatal, com um resultado bastante positivo. “As duas primeiras edições foram bem-sucedidas e avaliadas pelos participantes. Eles saíram de lá com muito embasamento e ações concretas a serem realizadas. O interessante é que a cada encontro eles entendem mais sobre a importância de inovar, sobre o que deve ser feito e quais caminhos precisam ser tomados para ter um negócio ainda mais sólido e competitivo”, enfatiza.

Na oportunidade, o reitor da Unibave, Guilherme Valente, destacou que a parceria entre as entidades envolvidas é a principal ferramenta para alavancar o desenvolvimento de Orleans e da região. Ainda de acordo com ele, no evento de lançamento ficou em aberto a possibilidade de uma futura discussão sobre o Centro de Inovação diferenciado para a região da Encosta da Serra Geral, uma vez que “nós temos um conjunto de empresas forte e estamos distantes dos polos de Criciúma e Tubarão”, lembra o reitor, ao completar: “este primeiro encontro já foi muito produtivo. Tenho certeza de que a Jornada da Inovação gerará excelentes frutos para Orleans e todos os municípios do seu entorno”.

A Weber Cidades Inteligentes

A Weber Cidades Inteligentes ocupa posição de referência em soluções inovadoras para a transformação de cidades em ecossistemas inteligentes, com infraestrutura para educação, bem-estar e empreendedorismo.

Tem empreendimentos residenciais de alto padrão, multipropriedade e comfort em 18 municípios catarinenses e gaúchos, totalizando mais de 10 milhões de m² de áreas urbanizadas. Entre seus investimentos, destacam-se os bairros inteligentes, um ecossistema que coloca as pessoas em primeiro lugar e impulsiona o desenvolvimento de toda a região por meio da geração de novos negócios e infraestrutura de educação.

 

Fonte: Portal 4oito