Search

ARARANGUÁ SE DESPEDE DE MAÇANEIRO; DIRETÓRIO DO PSB AUTORIZA DÁRIO IR AO SENADO; PDT DEFINE CAMINHO DIA 30; E MAIS

DEPOIS DE 2 ANOS DE BATALHA, A DESPEDIDA DE MAÇANEIRO

Na noite desta quarta-feira (20/7) Araranguá perdeu um empresário vencedor, Ademir Maçaneiro, 68 anos, fundador/proprietário da empresa Queveks do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Químicos para a Construção Civil. Ele deixa esposa e quatro filhos.

Inovadora a empresa se destacou como a primeira do país a produzir produto líquido que substitui a cal e o barro na produção de argamassa e se tornou uma das maiores do Brasil. Foram 2 anos de luta contra um câncer violento, com muitas viagens a São Paulo, tratamento agressivo.

Ele não perdia a coragem de lutar. Eu sei, porque semanalmente falava com ele para me atualizar. As despedidas acontecem nesta quinta-feira (21), das 6h às 14h30 na Câmara de Vereadores de Araranguá. A missa acontece no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.

 

DE OLHO NAS ATAS: SÃO APENAS 24 HORAS PARA TRANSMITIR DADOS

Nas eleições anteriores, as famosas “atas abertas das convenções” permitiam muitas alterações, mas, em 2020, houve uma mudança significativa. A atas passaram a ser obrigatoriamente transmitidas 24 horas após a realização.

As convenções iniciaram nesta quarta-feira (20). No “dia seguinte e ao qual se realizou a convenção, a ata e a lista dos presentes deverão ser transmitidas via internet ou, na impossibilidade, ser entregues na Justiça Eleitoral, para publicação no sítio eletrônico do tribunal regional eleitoral correspondente (Lei nº 9.504/1997 […].

Os partidos precisam prever todas as hipóteses possíveis porque o que não estiver na ata não pode mais ser alterado.

 

CIRO É CANDIDATO

Ciro Gomes (PDT) é o primeiro candidato a presidente homologado pelas convenções. A ata permite que o vice seja indicado até 5 de Agosto pela Executiva do PDT.

 

CAMINHO DO PDT

Em Santa Catarina, o PDT faz sua convenção dia 30 de Julho e deve definir seu caminho. Pelo que está encaminhado, o PDT será vice de Décio Lima (PT) na Frente de Esquerda, ou então patrocinará uma chapa pura com Jorge Boeira (PDT) a governador.

O PSol tinha resistência ao PDT por ter candidatura própria a presidente, mas o PSB é diferente, já que está na chapa de Lula (PT) a presidente.

 

DÁRIO AO SENADO

O PSB reuniu seu Diretório na noite desta quarta-feira (20) e definiu que irá aceitar a vaga ao Senado na Frente de Esquerda, depois de uma conversa de Vignatti e Dário com Lula e Alckmin na semana anterior.

 

NOVO SAI NA FRENTE

O Novo foi o primeiro partido de Santa Catarina a fazer sua convenção. Odair Tramontin (Blumenau) é candidato a governador; com Ricardo Althoff (Criciúma) a vice; com Luiz Barbosa Neto (Florianópolis) a senador.

Entre os 13 candidatos a deputados federais estão o deputado Gilson Marques – Pomedore; deputado Bruno Souza – Florianópolis; e pelo sul Kym Locks – Tubarão; e Mateus Gazzola – Criciúma. Entre os 31 estaduais estão Débora Pierini – Criciúma; e Bia Borges, de Araranguá.

 

PP E PL DISTANTES

Ambos partidos estarão em campos opostos, ao menos no primeiro turno em Santa Catarina. O PL deve ir de chapa pura. Carlos Moisés (Republicanos) ainda manter esperança de ter PP e PSDB em sua aliança. Esta operação contaria com MDB na segunda suplência, PSDB na primeira suplência e o PP com a vaga ao Senado. O MDB não quer nem ouvir falar, mas…

 

NO EVENTO DO PSD

Não estava na agenda a vinda de Gean Loureiro (União Brasil), Eron Giordani (PSD) e Raimundo Colombo (PSD) ao evento de Júlio Garcia (PSD) e Ricardo Guidi (PSD), mas, como estarão com agenda em Criciúma, acabarão vindo Araranguá na noite nesta quinta-feira (21).

 

ESTADO CHAMA DE FAKE NEWS

De acordo com nota do Governo do Estado, é falso que criança agredida em Caçador foi transportada para Florianópolis de ambulância porque aeronave estaria em uso, conforme acusação de 2 deputados estaduais na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (20), de que um bebê de três meses de idade, vítima de espancamento na cidade de Caçador, havia sido transferida de ambulância para Florianópolis porque o avião Arcanjo 6 estaria em uso pelo governador. De acordo com Bruno Barros, coordenador médico do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), além de não ter chegado nenhuma solicitação para transporte aéreo do bebê, a gravidade do caso não permitiria esta opção. O bebê chegou com vida ao Hospital Infantil Joana de Gusmão.

 

ALIADAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Combater a violência contra a mulher foi a pauta do encontro da deputada Geovania de Sá (PSDB) com a desembargadora Salete Silva Sommariva, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Sommariva é atuante na defesa dos direitos das mulheres. Desenvolve diversos projetos e campanhas voltados à conscientização, à educação e ao esclarecimento da sociedade no que se refere à prevenção e combate da violência doméstica.

Geovania é autora da Lei 13.882/2019, que garante vaga aos filhos da mulher vítima de violência doméstica. É também relatora do Projeto de Lei 1742/22 na Câmara dos Deputados, que estabelece perda automática de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo para os condenados por violência contra a mulher. A punição envolve apenados por crimes de feminicídio, estupro ou lesão corporal.

 

ERMO COM OBRAS

O prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia (MDB), autorizou a execução de 3 obras na terça-feira (19). A Pavimentadora e Construtora Ferreira fará a sede do Conselho Tutelar (77,82m²) ao lado do Posto de Saúde; a empresa Adrieli Giusti Pereira ME fará a reforma geral do Centro Administrativo (456,55m²); e WP Terraplanagem Ltda fará a pavimentação com lajotas sextavadas, na Rodovia ERM-130 (450 metros de extensão), no Garapuvú.

 

PROJETO REJEITADO

A Câmara de Vereadores de Maracajá rejeitou a criação de 4 cargos em comissão (CC) encaminhados pelo Poder Executivo. Foi rejeitado por 6 votos contrários – Alex Leandro (PSD); Cristiano Trevisol (MDB); Edilane Rocha (UB); Lane Dassoler (MDB); Matias José (PDT) e Valmir Martins (PP); e 2 votos favoráveis – João Rocha (PSDB) e Valmir Carradore (MDB).

 

MP INVESTIGA ACORDO

Outro projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Maracajá altera salários de apenas 14 cargo: 5 votos favoráveis – Alex Leandro (PSD), Cristiano Trevisol (MDB), Lane Dassoler (MDB), João Rocha (PSDB) e Valmir Carradore (MDB); com 3 votos contrários – Edilane Rocha (UB), Matias José (PDT) e Valmir Martins (PP).

O projeto irá beneficiar os seguintes servidores: Vanessa de Fáveri da Silva, Simone de Freitas Bittencourt, Edinei Pedro Rocha, Dalton Luiz Kinderman, Rosane Roldão, Elizandra Bonfante Gaspar, Gibelis Rocha Santos, Ana Lúcia Réus da Rocha, Michelini Costa Francisco, Francisco Demétrio da Rocha, Antônio de Bem, Renan Machado Fregulia, Claudenor Otávio Farias e Dirleno Generoso Cardoso (único ACT).

O problema é que este projeto está na mira do Ministério Público, que investiga se o Poder Executivo teria beneficiado este grupo de servidores para atender a um grupo de vereadores em troca de aprovação de projetos seus na Câmara.

 

FALTA UM LÍDER

Ficou clara a ausência de liderança do governo na Câmara (isto mesmo governo não tem líder no parlamento) durante a votação do projeto “Caminha Maracajá”, que institui a construção de calçadas e passeios públicos com acessibilidade custeado pelo próprio proprietário do imóvel. Bastava a Administração ter explicado que era apenas para o contribuinte poder parcelar o pagamento.

Acabou rejeitado com 5 votos contrários – Alex Leandro Cichela (PSD), Cristiano Trevisol Rocha (MDB), Lane Dassoler Valério (MDB), Matias José Matias (PDT) e Valmir Manoel Martins (PP); e 3 votos favoráveis – Edilane Nicoleite da Rocha (União Brasil); João Rocha (PSDB) e Valmir Carradore (MDB). O presidente Rodriguinho da Garajuva (PDT) só vota em caso de empate.

 

BARRAGEM DO RIO DO SALTO COM LICENÇA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) concedeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a construção da Barragem do Rio Salto. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Zé Milton Scheffer nesta quarta-feira (20), após receber o documento assinado pelo presidente do órgão, Daniel Vinícius Netto.

“É um grande passo para uma obra esperada há mais de 30 anos pela região”, celebrou Zé Milton.

Com a emissão da LAP, explica o parlamentar, será possível avançar junto à Casan para atualizar o projeto, viabilizar os recursos e então lançar a licitação para contratar e executar a obra. Zé Milton comenta que o licenciamento tem um peso muito importante para o andamento do projeto. Há pelo menos um ano, o parlamentar vinha acompanhando o processo junto à Casan e o IMA e auxiliando nas tratativas para colheita de informações e documentos.

Zé Milton destaca também o empenho dos dois órgãos para vencer esta etapa, bem como de prefeitos da região, especialmente o presidente da AMESC, prefeito Beto Biava, de Timbé do Sul, e do governador Carlos Móises.

“Com o licenciamento em mãos, iremos conversar com a Casan para atualizar o projeto e com o governado do Estado para viabilizarmos os recursos. A barragem é fundamental para toda a região, principalmente para o abastecimento de água. Não há o que se discutir mais sobre como essa obra é importante e estratégica para o Sul do Estado”, disse o deputado.