Search

DEPUTADOS DO MDB QUEREM UDO VICE DE MOISÉS E ANTÍDIO RESISTE; SERÁ QUE SAI A LICENÇA AMBIENTAL DO FAXINAL?; E MAIS

BANCADA DO MDB DEFINIE QUE UDO SERÁ VICE DE MOISÉS

Não tem como não falar da indicação da bancada do MDB com o nome do vice para compor a chapa de Carlos Moisés (Republicanos) sem voltarmos para o ano de 2018, quando Udo Dohler (MDB) ainda era prefeito de Joinville em segundo mandato.

Naquela ocasião, Udo tinha o nome mais consolidado no partido, junto do então governador Eduardo Moreira (MDB), que poderia tentar a reeleição, do então deputado federal Mauro Mariani (MDB) e do senador Dário Berger (hoje PSB). Mas, não teve coragem à época de renunciar ao cargo, com 2 anos e meio de segundo mandato a cumprir, sem garantias de seria indicado como candidato a governador.

Por fim, sem Udo e com a decisão de Moreira de não concorrer, Berger acabou apoiando a candidatura de Mauro Mariani, que conseguiu como vice Napoleão Bernardes (então PDSB) e mais uma penca de partidos nanicos. Pois bem, o MDB acabou em terceiro em 2018 derrotado pelo candidato da ‘onda bolsonarista’, o próprio Moisés, e ficou fora do segundo turno.

Agora, 4 anos depois de sucessivos desacordos e acordos com o governador, a bancada define que quer mesmo ser vice de Moisés. E para a missão, indica Udo Dohler para a tarefa de derrotar a indicação de candidatura de Antídio Lunelli, que renunciou à Prefeitura de Jaraguá em busca da chancela de candidato a governador.

 

NA CASA DO VAMPIRO

Não era segredo para ninguém. Os deputados do MDB já participavam de atos pró-Moisés, como não lançamento da reeleição em São José – que a bancada estava em peso, e em Araranguá, na noite desta segunda-feira (11), em que Luiz Fernando Vampiro (MDB) fez eloquente discurso em favor da reeleição do governador.

O que pode ter causado surpresa foi o fato de Udo Dohler ter aceitado, depois de várias manifestações em favor de Lunelli.

A operação feita pela bancada surgiu após a indicação de Lunelli para ser o vice de Moisés não ter sido aceita pelo governador. Há que se ponderar que Udo só voltou para o jogo porque Moisés não quis Lunelli de vice. Portanto, a tese de que o MDB poderia ser vice estava superada não fosse este entrave.

Para acertar esta operação o tradicional almoço da bancada aconteceu na residência do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), e não na Alesc. Para completar a ‘jogada ensaiada’ Udo Dohler foi convidado para o almoço, Assim que foi ‘batido o martelo’, o governador foi avisado e também apareceu para o tradicional abraço e para a foto da dupla.

O presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), que queria ser o vice, abriu mão da indicação em favor Udo. Basta agora apenas a tese de ser vice de Moisés vencer na convenção de 23 de Junho, na Assembleia Legislativa.

Com a indicação de Udo, o Republicanos marcou sua convenção para o mesmo dia do MDB, 23 de Julho, 19 horas.

 

AINDA RESISTE

Antídio Lunelli não se entrega. Estará em Criciúma e Tubarão nesta quarta-feira (13) e busca de apoio a sua indicação nas convenções dia 23 de Julho.

 

LICENÇA AMBIENTAL DA SERRA DO FAXINAL

Prazo é de 15 dias para liberação da licença para as obras na SC-290, Serra do Faxinal, que liga Praia Grande a Vacaria.

Este foi o compromisso firmado em Brasília pelo Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, presidente interino do Ibama, Jonatas Trindade, com o senador Esperidião Amin (PP), que articulou a audiência para o prefeito de Praia Grande, Elisandro “Fanica” Machado (PP), e o chefe de gabinete do deputado estadual Zé Milton, André Hespanhol.

Pelo que foi dito, a análise está pronta para ser assinada, aguarda detalhes da Secretaria de Infraestrutura, para ser assinada e publicada.

Sem a Licença Ambiental de Instalação (LAI), do Ibama, não é possível retomar a obra – 15 quilômetros – que já teve recursos alocados pelo Governo do Estado – R$ 63 milhões – e que está há anos paralisada.

 

REDUÇÃO DE CÁLCULO DE IMPOSTOS

O Poder Legislativo de Araranguá aprovou na sessão desta segunda-feira (11) um anteprojeto de autoria do vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), que visa alterar o parágrafo único do art. 334 da Lei Complementar nº 163 de 2014.

A ideia é que a Unidade Fiscal Municipal (UFM) seja corrigida pelo índice acumulado do INPC, do mês de Dezembro do exercício anterior a Novembro de cada exercício vigente.

A UFM é utilizada para cálculo de tributos municipais na vigência do exercício, entre eles o IPTU, e também o índice oficial para correção de dívida ativa.

“O cidadão araranguaense não merece ser sobrecarregado neste momento em que há preocupação com a garantia do emprego e renda, bem como da saúde e do sustento da família”, destaca Paulinho.

 

LIONS SOB NOVO COMANDO

Na semana passada Reginaldo Ghellere tomou posse como como presidente do Lions Clube de Meleiro, quando recebeu do ex presidente Rogério Frischknecht o cargo e o martelo que simboliza o poder da autoridade do presidente.

O Lions Clube é um clube de serviço onde os sócios tem por missão servir o próximo. Ao longo dos 45 anos de existência do clube em Meleiro, dezenas de ações sociais beneficentes já foram realizadas.

 

SERÁ UM DIA AGITADO

Além do PSD, o União Brasil marcou a sua convenção para dia 23/7, dia em que Republicanos e MDB devem cruzar o sangue, junto com Podemos, Avante e Democracia Cristã devem fazer as suas.

 

SERÁ QUE SAI?

A Frente de esquerda havia dado prazo de 13 de Julho para a definição de candidaturas a cabeça de chapa.

 

BR-285 / ROCINHA

Timbé do Sul terá um posto da Polícia Rodoviária Federal, que irá atender ainda Turvo e Ermo. A PRF, vai instalar Posto de Atendimento até o final do ano em Timbé do Sul.

 

UNIÃO BRASIL NO COMANDO

Além do prefeito Clélio Daniel “Keio” Olivo (PP), que se licenciou do cargo por 15 dias, Timbé do Sul está de prefeito novo. O prefeito Betinho fica 15 dias fora e abre espaço ao vice, Acélio “Teio” Baesso (União Brasil).

 

NA CAPITAL

O prefeito Evandro Scaini (Republicanos) estará nesta quarta-feira (13) em Florianópolis. No Deinfra, trata das obras do Acesso Sul, segunda etapa.