Search

PT apresenta chapa de pré-candidatos e agenda convenção para 25 de Julho; PSB tenta convencer a Frente de Esquerda; e muito mais

RESOLUÇÃO DO PT COM DÉCIO A GOVERNADOR, 13 FEDERAIS E 36 ESTADUAIS

O Partido dos Trabalhadores liberou uma resolução da chamada Federação Brasil da Esperança’ em que limita o número de candidatos para as eleições, limitados a 13 dos 17 para federais e 36 dos 41 para estaduais.  No âmbito da federação, o PV e PCdoB deverão indicar quatro federais e cinco estaduais.

A escolha dos nomes depende de critérios de densidade/potencial eleitoral; representatividade de gênero e diversidade; representatividade interna; estratégia geopolítica do PT; estratégia geopolítica da Federação Brasil da Esperança; a consolidação da Frente Democrática, hoje constituída por PT, PDT, PV, PSB, PCdoB, Rede Sustentabilidade, PSOL, Solidariedade e; o fortalecimento da campanha Lula presidente e Décio Lima governador no Estado. Ou seja, a resolução já prevê a manutenção de Décio como candidato na convenção marcada para dia 25 de Julho, na cidade de Florianópolis.

 

A PRÉ-LISTA DE FEDERAIS

  1. Ana Paula de Souza Lima 2. Aparecida da Silva Pereira 3. Carla Simara Luciana da Silva Ayres 4. Constantino Rodrigues de Freitas 5. Daniel Loch Gomes 6. Francisco de Assis Nunes 7. José Fritsch 8. Katia Mariano Battisti Collelo 9. Lirouskýo Fonseca Avila 10. Luiz Carlos Vieira 11. Maria Tereza Zanella Capra 12. Pedro Francisco Uczai 13. Rene Marcos Munaro.

Favoritos o deputado federal Pedro Uczai, Ana Paula Lima (ex-deputada), José Fritsch (ex deputado), Francisco de Assis (ex deputado), e Carla Ayres (vereadora da capital).

 

A PRÉ-LISTA DE ESTADUAIS

  1. Adriana Thainá Rossi 2. Adriano Pereira 3. Alessandro Antoniolli 4. Candidatura Coletiva Juventude do Lula 5. Celio Alves Elias 6. Claudia Lucia Bratti 7. Cleonice Fatima Fiorentin Comunello 8. Dirceu Luiz Dresch 9. Fabiano da Luz 10. Francisco Assis Rocha 11. Glauter Silveira Boucinha Soares 12. Jean Volpato 13. Joice Maira Andreola Krieger 14. Julio Cesar Silvano Bittencourt 15. Larissa Rogowski Ribeiro de Jesus 16. Lino Fernando Braganca Peres 17. Luci Teresinha Choinacki 18. Luciane Maria Carminatti 19. Marisa Zanoni Fernandes 20. Matheus Roetger Madeira 21. Neodi Saretta 22. Olimpio Jose Tomio 23. Paulo Roberto Eccel 24. Pedro Baldissera 25. Pedro Celso Zuchi 26. Rafael Consul De Almeida (Coletivo Feliz de Novo) 27. Raul Ribas Neto 28. Rodolfo de Ramos 29. Rodrigo Preis 30. Rodrigo Prux De Oliveira 31. Roseli Vieira 32. Sergio Jose Godinho 33. Sergio Murilo Costa 34. Valmor de Paula 35. Vanda de Oliveira Gomes Pinedo 36. Vanessa da Rosa.

Além dos 4 deputados estaduais que concorrem à reeleição – Luciane Carminatti, Neodi Saretta, Fabiano da Luz e Pedro Baldissera, buscam vaga Dirceu Luiz Dresch (ex deputado), Paulo Eccel (ex prefeito de Brusque), Olimpio Tomio (ex prefeito de Indaial), Pedro Zuchi (suplente de deputado)

Sergio Jose Godinho (ex deputado). A lista ainda tem o retorno da ex-deputada Luci Choinacki.

Pelo Sul, Celio Elias – presidente da Câmara de Forquilhinha, Julio Bittencourt – de Criciúma, e Glauter Silveira Boucinha Soares – de Sombrio, correm atrás de uma cadeira.

 

VIGNATTI COM ALCKMIN

O presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, se reuniu na segunda-feira (4), em São Paulo, com o pré-candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para avaliar o cenário político de Santa Catarina e a formação da Frente Democrática, que reúne partidos de centro-esquerda.

Vignatti apresentou o cenário de Santa Catarina e informou que o PT e a maioria dos aliados não abre mão da cabeça de chapa, o que leva ao raciocínio de que, se não houver interferência nacional, é difícil que haja o acordo em Santa Catarina. Por isto, a conversa com São Paulo e Brasília em defesa da pré-candidatura do senador Dário Berger (PSB) ao Governo do Estado.

Na agenda ainda, conversas Márcio França e Carlos Siqueira, presidente nacional.

Vignatti convidou Alckmin a vir ao Estado para tentar resolver a questão da formação da chapa da Frente de Esquerda em Santa Catarina, e para um encontro com o setor do agronegócio.

 

PSB E PDT SEGUEM PRÓXIMOS

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) e Jorge Boeira (PDT) – pré-candidato ao Senado, almoçaram com o senador Dário Berger (PSB). A aliança PSB/PDT pode ser o antídoto para o caso de PT (Décio Lima), Solidaridade (Gelson Merísio) e Afrânio Boppré (PSol) formarem uma chapa. O problema é que o presidente Maneca Dias (PDT) já fechou questão para o PDT ficar na Frente de Esquerda.

 

BASTIDORES DE EVENTO DE TIAGO ZILLI

A presença de Antídio Lunelli (MDB) no evento de Araranguá acabou criando um ‘certo constrangimento’ ao MDB regional porque inibiu falas a favor de Carlos Moisés (Republicanos). Era nítido entre as lideranças este cuidado com as palavras para não melindrar o convidado de fora.

Falas a favor de Lunelli mesmo só aconteceram após seu eloquente discurso durante o evento: “Estão dizendo que política é para ser decidida pelos políticos. Eu e Tiago aqui somos exemplos de que os empresários devem participar da política”, disse o ex prefeito de Jaraguá do Sul.

As falas em favor de Lunelli vieram com o presidente em exercício do MDB, Edinho Bez, e depois com o ex deputado federal Ronaldo Benedet. No entanto, o mesmo Edinho foi para o evento de Moisés em São José. Ou seja, querem agradar gregos e troianos.

Ao final do evento, Antídio Lunelli se deslocou com seu helicóptero pessoal, comprado para uso na pré-campanha. De fato, seria difícil cumprir uma agenda tão corrida como a de Antídio Lunellli (MDB), que esteve em Chapecó no lançamento da pré-candidatura a federal de Fernando Sorgatto (MDB) e a estadual de Cleiton Fossá (MDB), e busca a consolidação de seu nome como candidato a governador. Sábado (2) participou do evento de Araranguá, depois a tarde já estava em Jaraguá do Sul.

 

AGENDA CONJUNTA

Acompanhadas de Rone Guimarães, cumprem agenda conjunta dia 15 de Julho, em Araranguá e Balneário Arroio do Silva, as pré-candidatas a deputadas, estadual Andresa Ribeiro, e federal Júlia Zanatta.

 

13° SALÁRIO PARTE 1

A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Finanças, antecipa a primeira parcela do 13º salário (50%) dos servidores públicos municipais (950 efetivos e 267 funcionários contratados via Cis Amesc), a partir da próxima sexta-feira (8). A segunda parcela será em Dezembro. O pagamento pode injetar mais de R$ 2 milhões na economia local.

 

E PRA FECHAR

  • Assembleia Geral Extraordinária Prestação de contas do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Amesc reúne os prefeitos dos municípios consorciados na quinta-feira (7), 16 horas. Em pauta, a proposta de parcelamento de tributos federais; situação financeira de Nova Veneza; ações tributárias do escritório de Curitiba; entre outros.
  • O pré-candidato a deputado estadual Jefferson Petry (Republicanos), de Araquari, que participou do lançamento da pré-candidatura de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), deve vir a Araranguá nos próximos dias;
  • Foi transferido o evento de apresentação das bandeiras sociais da Unesc para as eleições, que seria realizado terça-feira (5/7);
  • Sessão especial da Alesc celebrou segunda-feira (4) os 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI);