Search

Timbé do Sul: uso de passaporte falso resulta em espanhol preso

A Polícia Civil da Comarca de Turvo, deflagrou na última semana, uma operação policial na cidade de Timbé do Sul, com o objetivo de apurar denúncia de que um indivíduo foragido da Espanha estaria ameaçando vizinhos na localidade, conhecida como Rocinha. As informações preliminares que chegaram a Polícia Civil eram de que, o suposto procurado internacional seria acusado de triplo homicídio na década de noventa na cidade de Alcácer, Espanha.

Frente as informações e, posteriormente, investigações, a Polícia pediu ao juizado, o mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, sendo cumprido por volta das 6h, do dia 9. No momento da abordagem, o suspeito não reagiu, sendo constatado que ele vivia com esposa e um filho maior de idade. Nesta abordagem, constatou-se que, não se tratava do procurado internacionalmente pelo delito de Alcácer.

Foi solicitado ao suspeito que ele se identificasse, momento que ele apresentou um passaporte emitido pela Espanha. Por haver indícios de irregularidade, todos os passaportes foram recolhidos e o suspeito, de nacionalidade espanhola, de 49 anos, que apresentou os documentos quando solicitado encaminhado à delegacia de polícia foi apreendido. Na unidade policial, com o auxilio da embaixada da Espanha no Brasil e da Polícia Federal, foi constatado que todos os passaportes eram falsos.

Diante desta situação, fora decretada a prisão em flagrante. Ao ser interrogado, confirmou a falsificação de seus documentos e dos familiares. As investigações revelaram que o suspeito reside há aproximadamente um ano em Timbé do Sul e mantinha uma vida discreta sempre tentando evitar relacionamentos e pronunciar seu nome.

Em informações preliminares buscadas pela Polícia Civil, apurou-se que o estrangeiro supostamente se envolveu em meados de 2004 em uma tentativa de homicídio na Bélgica e possivelmente seja o motivo de viver clandestinamente no Brasil. A prisão efetuada fora homologada pelo poder judiciário e convertida em prisão preventiva, justamente para a garantia da ordem pública e a aplicação da lei penal.

A operação policial foi coordenada pelo delegado Lucas Fernandes da Rosa, com o apoio das Delegacias de Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo e Sombrio.