Search

ESCOLA LUMIAR NO PROJETO CIDADES INTELIGENTES; LANÇAMENTO DE TIAGO ZILLI; E MAIS

O projeto Cidade Inteligente movimentou Criciúma nesta quarta-feira (8). Primeiro, com a conversa sobre prospecção de parcerias do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) com os empresários Fernando Weber (Weber Cidades Inteligentes), Luciano Cacace (W/Fábula Educação) e Lucas Mendes (Lumiar).

A Escola Lumiar (educação integral e bilíngue) terá em Criciúma sua primeira unidade fora de São Paulo. Reconhecida pela Unesco como uma das mais inovadoras do mundo, tem sua metodologia aplicada em diversos países do mundo.

A tarde, a Post TV participou de uma apresentação da Lumiar para a imprensa da Região Sul. A agenda encerrou à noite com jantar no Condomínio San Simone, empreendimento da Weber.

 

LANÇAMENTO DIA 2

Ainda está em discussão a data, que provavelmente será em um Sábado, dia 2 de Julho, o ato de lançamento da pré-candidatura do empresário e ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), como pré-candidato a deputado estadual. O município do lançamento é Araranguá.

Depois de ter recebido a benção do partido em sua base política, o município de Turvo, Tiago deve se apresentar para Araranguá como opção do MDB desde a aposentadoria do ex deputado Mota, que representou a cidade por 7 mandatos.

O Grupo Adelino tem ligação com Araranguá onde tem 2 unidades, no Centro e no Center Shopping, e ainda tem Tadeu Zilli, irmão de Tiago, que mora no município e faz parte do movimento empresarial.

A ideia é lançar Tiago na cidade-polo do Vale e possivelmente fazer pelo menos 2 movimentos semelhantes, um em Criciúma e outro na Amurel.

 

PDT COM PSB

Os partidos da chamada Frente Democrática tem conversado entre si. Maneca Dias (PDT) esteve com Dário Berger (PSB), assim como Jorge Boeira (PDT) e Rodrigo Minotto (PDT) também estiveram.

 

SORATINHO

Tubarão, que havia apresentado Pepê Collaço (PP) para estadual e Caio Tocarki (União Brasil) a federal, apresenta outro nome para a Assembleia Legislativa: Estêner Soratto da Silva Jr (PL).

 

DOBRADINHA DO PT

Domingo (5) houve o lançamento do psicólogo Júlio Bittencourt (PT), da Amrec, como pré-candidato a deputado estadual. Foi candidato a vice-prefeito de Criciúma em 2020 de Chico Balthazar (PT), que deve concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

 

INTEGRAÇÃO RS-SC

O vice-prefeito Luia Barbacovi (MDB), de Gramado/RS, falou ao Programa Voz do Sul sobre a recepção turística do município da Serra Gaúcha, como também da necessidade de um turismo integrado com Santa Catarina após as obras estruturantes que estão acontecendo em ambos os estados.

 

LIBERADO PELA JUSTIÇA

A Operação Alcatraz trouxe prejuízo político ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD), que agora teve todas as acusações retiradas porque não foi respeitado a prerrogativa de foro quando da coleta das provas. Simples assim. Depois de 2 anos de pressão.

 

 RESUMO DA CÂMARA

Projeto de Lei Ordinária assinado pelos vereadores de Araranguá, Samuca (PSD), Zico (Avante) e Tico Batista (MDB), denomina Dalsiza Pereira o Salão Principal do Centro de Multiuso.

Moção apresentada pelo vereador Diran Drewke (PP) quer o reconhecimento por ato heroico a cabo Gislaine e o soldado Gonçalves.

O vereador Jair Anastácio (PT) encaminhou Anteprojeto de Lei, que depende de sanção do Poder Executivo, para tornar obrigatória a atuação de profissionais de Libras em todos os eventos públicos do município. Semelhante ao que acontece em nível federal em todos os eventos em que participa o presidente Bolsonaro (PL).

O vereador Márcio Tubinho (PP) pediu que a Câmara de Vereadores apresenta Requerimento ao DNIT para pedir uma previsão do início da recuperação das marginais da BR-101, no antigo traçado, entre a ponte e o traçado novo (desvio Oeste) da Rodovia.

Todos os vereadores assinaram um requerimento para que a CCR Via Costeira responda aos demais requerimentos/ofícios/pedidos feitos sobre sinalização viária diversa, a iluminação e o prolongamento nas alamedas Antônio Alves da Silva e Ascendino Moraes.

O vereador Diego Pires (PDT) apresentou Pedido de Informação: “Como são feitos os cálculos do valor venal de terrenos em Áreas de Preservação Permanente (APP).

Luiz da Farmácia (PL) fez indicação para que o prefeito faça uma capela mortuária que atenda a região de Jardim Cibele/Operária.

 

2° WORKSHOP DO PLANO

O 2° Workshop Plano de Desenvolvimento de Araranguá, aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), no Campus da Unesc (Araranguá), parceria entre Amesc, Unesc e Sebrae.

O objetivo é pensar, discutir e construir grandes projetos para o futuro de Araranguá, até 2033. Mais de 60 empresários dos mais diversos ramos participaram do evento. Foram discutidas análises quantitativas, qualitativas e desafios para buscar novas vertentes econômicas.

Dentre os pontos destacados, havia: Potencialidades turísticas, inovação, tecnologia, infraestrutura, educação, comunicação, indústria, segurança, piscicultura, agronegócio e sustentabilidade. Divididos em grupos, os empresários discutiram pontos importantes para criar uma estrutura planejada e integrada.

 

AGENDA NA CAPITAL

Os vereadores do PP de Turvo, Hether T. Back Pinto, Patrick F. Nazari, Rogério Dagostin e o presidente municipal do partido, Carlos Everaldo de Stéfani, estiveram na Alesc, onde visitaram os gabinetes dos deputados José Milton Scheffer (PP), João Amin (PP) e do deputado Laércio Schuster (União Brasil), onde protocolaram solicitação de recursos para o Município.

 

CAPS NA CONFERÊNCIA

A equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Araranguá, participando da Conferência Macrorregional de Saúde Mental. O evento que acontece na Unesc, teve início na manhã desta última terça-feira, dia 7, e segue até esta quarta-feira, dia 8.

 

DOMICÍLIO NEGADO

Sérgio Moro terá que recorrer ao TSE porque o TRE-SP negou-lhe pedido de mudança de domicilio eleitoral do Paraná para São Paulo. Ele apresentou endereço de um hotel onde se hospedava como comprovante de residência na capital paulista.