Search

Vereadores denunciam servidora de Sombrio; Esquerda decide dia 31; e muito mais

VEREADORES DENUNCIAM SERVIDORA POR ATUAR EM 2 MUNICÍPIOS

A bancada de vereadores do Progressistas de Sombrio fez uma grave denúncia contra a pessoa que é responsável interina pela pasta de Educação do município, que está atualmente ligada à gerencia de Educação do município.

O vereador Peri Soares (PP) relatou na sessão desta segunda-feira (16) que a servidora Graziela Caetano da Rosa Scewartzhaupt está atuando de forma irregular.

De acordo com a denúncia que irá ao Ministério Público, a situação da professora Graziela mudou quando ela foi nomeada para lecionar no município próximo, Timbé do Sul, onde leciona nas terças-feiras para turmas de 6º e 7º anos.

Graziela Caetano era secretária da Educação, mas a prefeita foi orientada a tirá-la da pasta porque ela não poderia exercer outro cargo enquanto estivesse como titular da Secretaria.

No dia 3 de Fevereiro saiu a portaria de nomeação de Graziela no Estado com lotação na EEB Timbé do Sul. Dia 25 de Fevereiro a prefeita Gislaine Cunha (MDB) exonerou-a como secretária da Educação e nomeou-a como gerente de Administração, com portaria para responder pela pasta.

Mesmo com a mudança Graziela ainda ficou em situação irregular porque está com carga horária de 40 horas em Sombrio e 10 horas concursada em Timbé do Sul, há espera de alteração de carga horária no Estado (situação que não é mais permitida desde que foi criada a figura do professor horista).

O vereador Peri apresentou vídeo em que mostra um veículo da Prefeitura de Sombrio em Timbé do Sul numa terça-feira, o que não parece ser coincidência. Até porque, mesmo nos dias em que Graziela Caetano está em sala de aula, onde cumpre com seu dever de concursada do Governo do Estado, curiosamente o cartão-ponto em Sombrio está devidamente acertado.

Caberá à prefeita Gislaine a correção desta irregularidade, sob pena de ter que responder por isto. Vale dizer que ao corrigir o problema, há a perda imediata do objeto.

 

ESQUERDA E O 31 DE MAIO

Esta é a data que foi estabelecida pelos 8 partidos da chamada Frente de Esquerda para definir sua situação rumo às eleições de 2 de Outubro. Esta é a data para definição da chapa majoritária que deverá ter Dário Berger (PSB), Décio Lima (PT) e Jorge Boeira (PDT) como ocupantes das vagas de candidato a governador, vice-governador e senador.

De acordo com os presentes, a reunião foi focada na discussão dos nomes.

Estavam presente na reunião o presidente estadual do PDT Manoel Dias, presidente estadual do PSB Claudio Vignatti, senador Dário Berger (PSB), presidente do Solidariedade Osvaldo Mafra, ex-deputado federal pelo PDT Jorge Boeira, vice-prefeito de Itajaí do PDT Marcelo Sodré, vice-presidente do PSB estadual Rodrigo Bornholdt, presidente estadual do PCdoB Douglas Matos, diretor do PCdoB João Ghizoni, presidente do PV Guaraci Fagundes, presidente estadual do PSOL Mario Dutra e o vereador do PSOL Afrânio Boppré.

 

PT SE REÚNE DIA 21

O PT realiza um evento dia 21 de Maio na Assembleia Legislativa (Alesc) onde irá convidar os partidos da Frente a participar. De acordo com Décio Lima, presidente do PT, o evento é semelhante ao que foi feito para receber Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa de Lula.

 

PSDB – CIDADANIA

De acordo com o presidente do PSDB, prefeito Rogério Pacheco, a reunião foi muito positiva. “Encaminhamos, conforme estatuto da Federação, a montagem do Colegiado Estadual da Federação e trabalhamos os nomes dos pré-candidatos a Estadual e Federal. Agora vamos aguardar a definição nacional, que deve acontecer até dia 20 desse mês, para depois encaminhamos aqui no estado”, contou.

 

ALARGOU A CERCA

As empresas de Tiago Zilli (MDB), pré-candidato a deputado estadual, já estão consolidadas em municípios da Amesc, Amrec e Amurel, e agora o capital político do ex prefeito de Turvo começa a receber apoios de lideranças e empresas de Criciúma e região.

Depois de praticamente 2 meses envolvido na coordenação geral da festa da padroeira de Araranguá, que culminou com a festa de 4 de Maio, Zilli passa a cumprir agenda forte para atender todos os compromissos de visita e entrevistas assumido.

 

NOITE DE HOMENAGENS

Na noite desta segunda-feira (16), durante a reunião do Rotary Club de Araranguá, pelo menos 2 momentos foram de homenagem por serviços prestados ao clube.

Primeiro, foi homenageado pela trajetória como rotariano o ex presidente por 2 mandatos, o advogado Sérgio Schmitt Cardoso, que deixou sua marca ao levar o Rotary a ter sede própria, que fica ao lado do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, e do qual é mantenedor.

Em seu discurso, Schmitt falou de seu afastamento do clube por causa das questões ideológicas. Em resumo, é porque a defesa da bolsonarismo tomou conta dos debates da entidade, que tem em seu estatuto que ela deva falar de política, mas não a partidária.

Outro momento foi de despedida de Maria Nair Pizzolo da Silva, que deixou sua digital na criação do projeto “O bebê e sua árvore”, em Parceria com o Hospital Regional. Cada bebê que nasce recebe uma muda de árvore para lhe acompanhar durante a vida, e para ambos crescerem juntos. Maria Nair lembrou que teve apoio imediato da enfermeira Fatima Paladini (in memorian) e da administradora Rita Prêmoli.

A reunião rotariana encerrou com a entrega de um certificado aos rotarianos, como Cláudio Garcia, que está no Rotary Club há 56 anos.

Foi uma das últimas ações do presidente Luciano de Oliveira Silva, que já está em fim de mandato.

 

INDICAÇÃO VIRA OBRA

Nesta segunda-feira (16) houve uma reunião entre os vereadores Jair Anastácio (PT) e José Carlos de Souza Cândido, o Zico (Avante), com os moradores da Rua Francisco Rufino Orige, no bairro Lagoão. A conversa aconteceu antes da sessão que aprovou projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo que institui a contribuição de melhoria para realização da obra de pavimentação com lajotas. Com a aprovação dos vereadores, o paço municipal possui autorização para licitar e realizar a obra.

Trata-se de uma luta antiga do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio, morador do bairro Lagoão e do vereador Zico, obra que terá um custo total de R$ 641 mil na modalidade parceria. Os moradores irão contribuir financeiramente com a realização da obra.

A Rua Francisco Rufino Orige será pavimentada em um primeiro momento do trecho da Avenida Capitão Pedro Fernandes e Rodovia Carlos Cardoso, com extensão que ultrapassa seis mil metros. O presidente da Câmara de Vereadores, Jair Anastácio, destacou a importância da obra.

“Esse é um pedido antigo dos moradores e há seis anos eu luto por essa pavimentação, pois é uma via que é de grande importância e com relevante fluxo de veículos”, enfatizou.

O vereador Zico enfatizou a necessidade da pavimentação.

“É um sonho que definitivamente vai se tornar uma realidade em nosso bairro. É uma rua que hoje não é pavimentada e que quando chove fica intransitável e em dias com sol leva poeira para as residências”.