Search

Ciclone: aulas suspensas por causa das fortes chuvas no Extremo Sul

Ciclone extra tropical e grande volume de chuvas deixa a defesa Civil de Araranguá em alerta

Há alguns dias já se tem a previsão um ciclone extra tropical que trará frio, ventos fortes e também de grandes volumes de chuvas para toda a região sul de Santa Catarina. Esta previsão fez com que a Defesa Civil de Araranguá, colocasse em prática seu plano de contingência para este tipo de ocorrência.

Segundo o coordenador local da Defesa Civil, secretário Emerson Heitor Almeida, todas as medidas preventivas de desassoreamento de valos, fechamento das comportas, bem como a liberação de equipes de trabalho sob alerta, já foram tomadas. Além disso, é feito o acompanhamento permanente junto a Defesa Civil do Estado e agências meteorológicas quanto ao comportamento desse ciclone.

“Pedimos as pessoas, que em caso de ocorrências nesses próximos dias, comuniquem a Defesa Civil através dos números 193, 199, ou ainda, em horário comercial para a Prefeitura Municipal de Araranguá no número (48) 3521-0900 – Ramal 950. Importante também que em caso em caso de alagamentos, destelhamento ou queda de postes que as pessoas fiquem longe das redes elétricas”, alerta o coordenador.

 

O que é Plano de Contingência?

foto: divida RS/SC

O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele tem a finalidade de atender determinado evento inesperado ou até mesmo previsto, como por exemplo o estado de calamidade pública. Assim, identifica as ações necessárias para que o evento impacte o mínimo possível à população.

O plano de contingência vai apontar, de maneira clara e concisa, as ações e também as responsabilidades para o enfrentamento do evento. Desta forma, orientar, organizar e dar as respostas necessárias para intervir, controlar e combater as consequências e impacto de determinado evento.

 

Defesa Civil orienta por suspensão das aulas nesta terça-feira

Com a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina de até 300 mm na região do extremo sul catarinense, que representa três meses de volume, o Colegiado da Defesa Civil da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) tomou a decisão preventiva de orientar ao cancelamento das aulas nesta terça-feira (02) em virtude dos transtornos de alagamentos.

Após reunião estadual, o Colegiado da Defesa Civil da AMESC, se reuniu e apontou preventivamente evitar as aulas, principalmente pela logística dos transportes.

O coordenador do colegiado de Defesa Civil da AMESC, Higor Pereira, lembra que cada município terá suas particularidades, mas uma grande preocupação do Colegiado foi atuar preventivamente, por se tratar de vidas de crianças diante do apontamento de um grande volume de águas, especialmente entre as 16 horas desta terça-feira e as 19 horas de quarta-feira.

“Alguns municípios já cancelaram diante da iminência de alagamentos nas estradas e possibilidade do rio sair do leito. Com esta questão, dificulta o transporte destes estudantes. É uma medida preventiva que estamos focando”.

A assessora em Política públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, observa que o Colegiado se manterá em alerta para que a cada quadro seja reavaliada a situação e necessidade de mais ações.

Segundo Higor, a cada deverá ser feito um novo boletim avaliativo.

 

Aulas suspensas na Escola Castro Alves, em Araranguá

Não haverá aulas na EEB Castro Alves, que pertence à Rede Estadual de Educação, na terça-feira (3) por causa do alerta da Defesa Civil e na quarta-feira (4), por conta do feriado municipal da padroeira do município de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A diretora Márcia Martins já encaminhou o comunicado aos professores:

“O colegiado AMESC em diálogo nesta tarde com defesa civil, informa a suspensão de aulas no dia de amanhã, 03 de maio. Se as condições persistirem a suspensão poderá se estender.

 

Não serão suspensas aulas em Meleiro

A Rede Municipal de Ensino de Meleiro vai manter as aulas normais para os cerca de mil (1000) alunos do ensino fundamental e creches. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Meleiro, comunicou na tarde desta segunda-feira, 02, que as aulas no dia de amanhã, 03 de maio, permanecem normais nas escolas da rede pública municipal. Porém, o ônibus escolar passará somente nos lugares que não apresentem risco de tráfego.

“Reforçamos que estaremos acompanhando as condições do tempo e que poderemos suspender as aulas a qualquer momento, caso persista a instabilidade climática”, afirma a secretária Estela Simoni Fermo.

 

Câmara de Araranguá adia sessão em homenagem ao Dia do Trabalhador

Com pontos de alagamentos, não foi possível manter a agenda. O projeto de reforma do telhado do prédio do Poder Legislativo está em fase de finalização para lançamento do processo de licitação.

A sessão solene de outorga do “Troféu Destaque Profissional Professora Conceição de Almeida Ferreira”, que aconteceria na noite desta segunda-feira (2), foi transferida, mas não tem ainda nova data. O motivo está na inviabilidade em realizar o evento por causa dos pontos de alagamento no o prédio de Câmara, em virtude da chuva intensa dos últimos dias.

Com parte da estrutura já montada e serviços contratados, a decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara, que consultou os demais vereadores sobre a transferência da data.

Na solenidade seriam homenageados 15 comerciários, já que o troféu visa homenagear anualmente uma categoria de profissão. O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Jair Anastácio (PT), lamenta o ocorrido.

“Estava tudo planejado para fazermos um belo evento para comemorarmos o Dia Internacional do Trabalhador. Porém, temos esse problema do telhado, que inviabiliza a realização do Troféu. Os colegas vereadores e a vereadora Lena acharam prudente transferir o evento”.

Quando o tempo está chuvoso, segundo o presidente as sessões são inviabilizadas.

“Chove em alguns espaços da Câmara, tanto no plenário, local em que acontecem as sessões, como corredores, banheiros e entre outros locais. Estamos focados em resolver o problema, tanto que o projeto do telhado está em fase de conclusão e será finalizado ainda nesta semana e na próxima semana o edital de licitação deve ser lançado”, pontua.

O serviço interno da Câmara se manteve entre as 13h e as 19h.