Search

PROJETO HIDROSSANITÁRIO – SAMAE fala desta importância da medida e orienta como deve ser feita a solicitação

Muitos podem imaginar que a instalação de uma torneira ou de um vaso sanitário trata-se apenas da conexão dos tubos. Porém, no contexto da engenharia, um projeto hidrossanitário contempla todas as etapas de dimensionamento e cálculos para o bom funcionamento das instalações. Assim, essas etapas seguem as normas dos elementos hidráulicos, sanitários e pluviais da construção civil.

Dessa forma, é função do engenheiro responsável atingir o melhor custo benefício, desenvolver um bom projeto e reduzir possíveis problemas futuros, que vão desde ruídos e vibrações nas tubulações, até a saída descontínua de água nos pontos terminais. Um projeto hidrossanitário é aquele que engloba toda a distribuição de água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação.

Ele é essencial para que a água que vem do SAMAE chegue até as peças de utilização, como chuveiro, torneiras, etc. Também é fundamental para que os dejetos eliminados pelos ralos e vasos sanitários cheguem até a tubulação de esgoto da rua. O diretor do Departamento de Esgotamento Sanitário do SAMAE de Araranguá é o engenheiro sanitarista Everson Casagrande, Polaco. Especialista em sua área de atuação, ele trabalha na autarquia há 18,4 anos.

Além disso, o projeto hidrossanitário abrange a captação de água da chuva dos telhados até que sejam despejados no coletor do município, de forma que a chuva possa escorrer e seguir o percurso natural. Por exemplo, se na obra existir instalação de água quente, a elaboração deste projeto também estará incluso.

SAMAE orienta como fazer a solicitação do projeto hidrossanitário. Veja passo a passo:

Para solicitar o projeto hidrossanitário é necessário que o usuário venha até o balcão de atendimento para efetuar tal procedimento ou trazer uma autorização com assinatura do interessado. Serão necessários os seguintes documentos:

*3 cópias do projeto arquitetônico

*3 cópias do projeto hidrossanitário

*Requerimento do pedido da aprovação de projeto

*Guia paga (apresentar ART ou RRT, identidade e CPF para a emissão da guia no balcão)

*ART

*Termo de responsabilidade (O SAMAE fornece guia a ser preenchida)

*Memorial descritivo com cálculo hidrossanitário (fossa, filtro, sumidouro.) conforme NBR 7229 e NBR 13969.

O valor da guia é referente a área construída.

 

Fonte: SAMAE Araranguá