Search

Quatro frentes para o Governo; PL define estadual; Amesc tem 17 pré-candidatos; e mais

MOISÉS AVANÇA EM BUSCA DE APOIOS PARA SUA ALIANÇA

Depois da reunião dos prefeitos, vices e deputados em sinalização a candidatura de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), perdeu ainda mais a força no nome de Antídio Lunelli (MDB). O partido deve mesmo indicar uma das vagas na chapa do governador, a de vice-governador ou senador (ou mesmo as duas vagas).

Caso haja espaço, uma das vagas da chapa de Moisés pode ainda ser oferecida a PP ou PSDB.

E ainda, se o vice ou senador for Carlos Chiodini (MDB), de Jaraguá do Sul, norte do Estado, com Moisés de Tubarão/Florianópolis, a tendência é que a outra vaga seja da região serrana ou oeste de Santa Catarina.

 

UNIÃO BRASIL/PSD

Na segunda frente, com Gean Loureiro (União Brasil) a governador – de Florianópolis, e Raimundo Colombo (PSD) ao Senado Federal – de Lages, deve haver espaço para a vaga da vice-governador, que pode ser do PP ou PSDB. Neste caso, a busca deve ser por alguém da região Norte ou da Região Sul. Neste caso, o nome da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) seria um dos nomes possíveis.

 

FRENTE DE ESQUERDA

A polarização nacional deverá ter ser representantes em Santa Catarina em ambos os polos.

A frente de esquerda deverá ter uma chapa com Décio Lima (PT) – Blumenau, Dário Berger (PSB) – Florianópolis e Jorge Boeira (PDT) – Sul, nas três vagas da chapa majoritária. Neste flanco, em que existe a candidatura de Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), os nomes de Gelson Merísio (Solidariedade) – Chapecó/Florianópolis, e Fernando Coruja (PDT) – de Lages, podem ser examinados pela geografia das urnas.

 

DIREITA E CENTRO

A chapa bolsonarista deverá ter o senador Jorginho Mello (PL) como candidato a governador, Jorge Seif Júnior (PL) ao Senado e a vaga de vice em aberto para oferecer a possíveis parceiros. Kennedy Nunes (PTB), que está pré-candidato a senador, pode vir a ser vice na chapa de Jorginho caso não haja outro espaço a ser ocupado.

 

TERRENO PARA ESCOLA

O empresário D’artagnan Costamilan proprietário da Imobiliária Village Dunas cedeu à Administração Municipal de Balneário Gaivota o terreno para construção e uma escola de 3.300 metros quadrados, que abrirá vagas para mais 750 alunos do ensino fundamental.

A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) com a presença do vice-prefeito Jonatã Coelho (Republicanos).

 

PL DA AMESC COM MENOS 1 PRÉ-CANDIDATO.

O Partido Liberal havia construído o projeto de ter como nome para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa o do ex prefeito de Criciúma Márcio Búrigo, mas este deixou o partido pelo União Brasil. Desde então o PL discute a possibilidade de um nome para ocupar este espaço.

Chegou a ser cogitado o nome do prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), mas este declinou da ideia.

Ficou marcada uma reunião para dis 19 de Abril para a definição do nome que irá representar o partido nestas eleições.

Adércio José Velter retirou a pré-candidatura e agora restam apenas 2 nomes: o do presidente do PL de Sombrio, advogado André Fernandes e da presidente do PL de Araranguá, Andresa Vitorino Ribeiro.

A escolha do nome será feita entre os presidentes, vice-presidentes, vereadores e seus 2 suplentes entre os nomes que estão no páreo: André e Andresa.

 

11 NOMES A ESTADUAL

O deputado estadual Zé Milton (PP) tenta sua quarta eleição consecutiva; o MDB tenta voltar a ter deputado estadual com a candidatura de Tiago Zilli (não tem desde a aposentadoria de Manoel Mota em 2018); o PSDB aposta em Rogildo Bordignon, ex vice-prefeito de Meleiro; o União Brasil lançou o nome de Ricardo Ghellere, que foi candidato a prefeito de Araranguá em 2020; o Republicanos aponta para Marco Antônio Mota, o Motinha, que deixou o MDB, por onde foi vereador e candidato a vice-prefeito de Araranguá; o Podemos apresentou o nome do vereador Luciano Pires; o PT tem ainda 2 nomes para definir quem irá para a disputa: de Araranguá o suplente de vereador Eduardo Martinello, ou de Sombrio o suplente de vereador Glauter Soares; o PL define entre André Fernandes, de Sombrio, ou Andresa Vitorino Ribeiro, de Araranguá; o PTB tem o assessor parlamentar João Cechinel; a Democracia Cristã tem o nome do ex conselheiro tutelar Emerson Rocha; e o Partido Novo com Bia Borges.

 

6 NOMES A FEDERAL

A lista de nomes para buscar vaga à Câmara Federal pela região da Amesc segue com 6 nomes: – do PP, vereador Jorginho Pereira; PT, o suplente de vereador Ozair Banha da Silva; PL, o ex-vereador Igor Batista Gomes; PDT, o vereador Diego Pires; PSB, o professor Alex Bristot; e Republicanos, a médica Cíntia Etchnandy.

 

FORÇA DO 15 E DO 11

A região da Amesc tem 143 vereadores assim distribuídos nas 15 Câmaras de Vereadores após a mudança de partidos e a fusão DEM/PSL.

O MDB segue com a maior bancada com 44 vereados eleitos contra a bancada de 34 vereadores do Progressistas entre 11 partidos que tem representantes nas Câmaras.

A bancada do PSDB é a terceira maior da região com 18 vereadores; o PSD é a quarta com 17 vereadores; o PDT conta com 9 e a quinta bancada; assim como o União Brasil com 9 após PSL e Democratas formarem o novo partido. O PL tem a sexta bancada com 8 nomes. Com apenas 1 vereador cada estão PT, Podemos, Avante e PRTB.

O atual partido do governador não possui nenhum  

Ou seja, MDB e PP juntos tem 78 vereadores, mais que todos os demais 9 partidos somados.

 

RECONHECIMENTO

No setor público, as conquistas de hoje sempre tem um trabalho anterior de preparação. Nunca é demais lembrar que o Geoparque Canions Caminhos do Sul tiveram sua aposta inicial quando Heriberto Schmidt era secretário do Desenvolvimento Regional (SDR Araranguá) e ficava sob os cuidados de Sun Ling.

 

TURISMO EM PAUTA

Nesta segunda-feira (18) estava na agenda reunião do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Arroio do Silva para tratar da Festa do Peixe e dos resultados da pesquisa de demanda turística.

 

UNIVERSIDADES À DISTÂNCIA

O do prefeito Evandro Scaini (Republicanos) recebeu em seu gabinete o gestor comercial, Josemir Hoepers, e a consultora pedagógica, Josieli Mattos Gomes, da Unopar – polo de Educação à distância de Balneário Arroio do Silva. Falaram sobre os cursos e as oportunidades que a universidade oferece. A Unopar está no Arroio há um ano.