Search

Morro Grande está no Mapa do Turismo Brasileiro

O município foi o terceiro da AMESC a registrar no Sistema de Informações (SISMapa) para que pudesse renovar o certificado. 

Morro Grande, por meio do Conselho Municipal de Turismo, foi contemplado com o Certificado de Programa de Regionalização do Turismo, e integra o Mapa do Turismo Brasileiro.

O cadastramento neste Programa destaca as vocações turísticas do município participante. Se adequar a ele com a documentação, reuniões e preparo necessários traz a possibilidade da administração, através do setor turístico, buscar recursos financeiros, incentivando e valorizando a área.

“Este certificado nos dá visibilidade nacional e internacional no momento de busca de informações pelo turista também. Nos empenhamos e conseguimos. Conforme o planejado, agora vamos buscar melhorar a nossa categoria no programa”, explicou o diretor de Cultura de Morro Grande, Marcelo Crepaldi.

Morro Grande tem sido cada vez mais visto pelas belezas que apresenta. Dentre os destaques estão a geomorfologia das paleotocas, cachoeiras, natureza abundante, o relevo e o ecoturismo.

“A administração municipal se mostrou ágil e tem estado de olhos abertos para a importância do turismo local. Gostaria de parabenizar toda a equipe do COMTUR e o diretor de turismo, Marcelo Crepaldi, que tem buscado e se preparado cada vez mais para receber os turistas e adequar toda a documentação necessária para que Morro Grande busque, não só ter, mas melhorar a categoria no programa”, destacou a coordenadora de Cultura, Turismo e Meio Ambiente da AMESC, Helen Becker.

 

Centro Cultural Pedro Dal Toé

O setor do Turismo tem ganhado cada vez mais destaque em Morro Grande e região. O município tem preparado o CA – Centro de Atendimento ao Turista (anexo ao Centro Cultural Pedro Dal Toé). Nele os interessados são recepcionados, informados e recebem o apoio para conhecer os lugares mais apreciados. Segundo dados do Departamento de Turismo, no verão já foram contabilizados, nos fins de semanas, mais de 500 turistas que visitaram tanto a zona urbana quanto a zona rural de Morro Grande.

Junto ao Centro de Atendimento ao Turista também se encontra o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande. Nele o espaço é todo preparado (lei Nº 1018/2021) com a finalidade de abrigar atividades que passeiam pela geologia, arqueologia, cultura, história, arte, geografia, paleontologia e biologia. O museu estará aberto para visitação ainda no primeiro semestre de 2022. Com um acervo rico de histórias de Morro Grande, este ganhou grande destaque também aos olhos dos avaliadores da UNESCO na semana de avaliação do território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em novembro de 2021.

“Eles ficaram encantados com o cuidado, ambiente e preparo que temos nestas peças. Não só eles, mas universidades como da UDESC já vieram realizar estudos, além de outros acadêmicos que demostraram interesse devido as peças e locais a serem estudados”, comentou o coordenador de Cultura do Geoparque, Mikael Miziescki.

A administração também busca como forma de aumentar e ativar a economia local, turisticamente e com empregos, a via asfáltica entre Morro Grande e Timbé do Sul (BR 285) e entre Morro Grande e Nova Veneza.

“Morro Grande sempre foi visto por nós com grande potencial turístico. Receber todo esse reconhecimento através do empenho da COMTUR e parceiros nos traz um horizonte de possibilidades. Algumas delas que vem muito a somar são estas pavimentações asfálticas que contribuirão econômica e turisticamente para todos nós. Estamos muito felizes com tudo o que temos buscado e está por vir”, salientou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

Para conhecer as belezas naturais de Morro Grande os interessados é possível o contato com o setor turístico pelo (48) 99120-9897 e buscar ter uma experiência única.