Search

Dória, Loureiro e Zancanaro renunciam; Acélio deixa a Saúde; Moro deixa o Podemos pela UB

LIDERANÇAS DO SUL ACOMPANHAM RENÚNCIA DO PREFEITO DA CAPITAL

Uma caravana de lideranças do União Brasil segue para a capital do estado para acompanhar de perto a renúncia de Gean Loureiro (UB), que deixa a Prefeitura de Florianópolis depois de ter cumprido 15 meses de seu segundo mandato.

Loureiro, eleito em 2016 e reeleito em 2020, deixa o cargo para seu vice Topázio Neto, que deixou o Republicanos e se filiou ao União Brasil.

O ato de renúncia está marcado para 19 horas na Assembleia Legislativa.

O União Brasil tem filiados os deputados estaduais Ricardo Alba – que disputa vaga na Câmara Federal, e Felipe Estêvão, que vai a estadual e dobra com o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski.

 

COM A RENÚNCIA DE LOUREIRO, SEGUEM NO PÁREO COMO PRÉ-CANDIDATOS:

1) Raimundo Colombo (PSD); Carlos Moisés (Republicanos) com apoio do Podemos;

2) Um candidato da Frente Democrática – Dário Berger (PSD), Décio Lima (PT) ou Jorge Boeira (PDT) – 8 partidos;

3) Jorginho Mello (PL) como nome bolsonarista e mais aliados;

4) Antídio Lunelli (MDB) – que renuncia ao cargo de prefeito de Jaraguá do Sul; 5) Gean Loureiro (União Brasil); 6) Esperidião Amin (PP); 7) Odair Tramontin (Novo); e 8) Ralf Zimmer (PROS).

 

DOS 6, APENAS 2 RENUNCIARAM À PREFEITURA

Desistiram os prefeitos Joares Ponticelli (PP) – Tubarão – EM SEGUNDO MANDATO; Clésio Salvaro (PSDB) – Criciúma – EM PRIMEIRO MANDATO; João Rodrigues (PSD) – Chapecó – EM PRIMEIRO MANDATO; e Fabrício de Oliveira (Podemos) – de Balneário Camboriú EM SEGUNDO MANDATO. Renunciam apenas Antídio Lunelli (MDB) e agora Gean Loureiro (UB).

 

MORO DESISTE DE CANDIDATURA

Sem emplacar no Podemos, o ex juiz e ex ministro Sérgio Moro deixou o partido e foi para o União Brasil. No Podemos, Moro era cotado para ser candidato à presidência ou Senado Federal (pelo Paraná). Agora, no União Brasil, Moro deverá ir disputar uma cadeira na Câmara Federal por São Paulo. Esta falta de identificação com o Estado pode custar a dificuldade nas eleições de Outubro.

 

DÓRIA RENUNCIA EM SÃO PAULO

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) assume o comando do Governo de São Paulo. João Dória (PSDB) deixa o governo para ser pré-candidato a presidente da República, mas sai num ambiente bem tenso. Tanto que Dória cogitou não renunciar mais, mas criou um problema com os tucanos de São Paulo.

O PSDB nacional teve que entrar em campo para confirmar que o vencedor das prévias, Dória, é o nome do partido.

Dória renunciou com a companhia de mais 600 prefeitos e dos presidente do PSDB, Bruno Araújo e do MDB, Baleia Rossi.

 

VAI A DEPUTADO

O ex governador Raimundo Colombo (PSD) prestigiou a renúncia do prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, que disputa vaga na Assembleia Legislativa.

 

TAMBÉM VAI A DEPUTADO

Acélio Casagrande (PSDB) fez prestação de contas e deixou a Secretaria de Saúde de Criciúma para ser candidato a deputado estadual. Assume em seu lugar o vereador Arleu da Silveira (PSDB), ex presidente da Câmara de Vereadores.