Search

Morro Grande comemora 30 anos com homenagens e grande público

Evento apresentou diversas atividades e relembrou de representantes que buscaram e fizeram a história da emancipação municipal

 

Na quarta-feira (30), Morro Grande comemorou os 30 anos de emancipação político-administrativa, evento já tradicional e que reúne toda a comunidade em um dia de reverência ao município, de encontro de amigos e lembrança pelas lutas para a construção de um município autônomo. 

Logo cedo, os ciclistas seguiram até a frente da EMEF Dário Crepaldi para um passeio ciclístico. Desde Nova Roma, foram 820 participantes que passearam, receberam camiseta e a pulseira para o tradicional sorteio das bicicletas.

“Sempre temos a meta de conseguir o número de bicicletas conforme os anos de emancipação. Este ano conseguimos 40 bicicletas, mais diversos brindes. Um grande presente aos participantes”, declarou a secretária de Educação e uma das organizadoras do evento, Aline Coral. 

Os ciclistas seguiram até o Complexo Esportivo Frederico Mezzari. Também houve passeio ciclístico nas proximidades do complexo com as crianças e apreciadores.  

Na tenda montada, foi iniciada as apresentações de autoridades e homenagens. Após os presentes cantarem o hino de Morro Grande, a comissão de emancipação, extinta há 30 anos, recebeu a placa como homenagem. Representantes familiares representaram os membros que já faleceram.

Os homenageados foram Clélio Daniel Olivo (atual prefeito), Adi Spader, Aledir Manenti, Antônio Daniel, Clóvis Daniel Olivo, Danilo Spader, Édio Olivo, Gracioso Milanez, Idoclécio Biff Dal Toé, Luiz Dal Toé, Moisés da Silva Marcello e Paulo Eclair Biff.

“Estas famílias sabem que a luta não foi fácil para emanciparmos Morro Grande, há 30 anos. Foram muitas idas para Florianópolis. Mas conseguimos. Em 1993 era tudo muito diferente de hoje. Devemos muito aos prefeitos que buscaram sempre o melhor para o município, a nossa cidade mãe Meleiro e a população que contribuiu conosco para crescermos. Todos estão de parabéns por estes anos de história”, relembrou Clélio. 

Em seguida foi a vez serem homenageados os prefeitos dos 30 anos à frente de Morro Grande: Clélio Daniel Olivo (1993 a 1996/ 2001 a 2004/ 2021 a 2024), que cumpre terceiro mandato, Dário Crepaldi (1997 a 2000), Ênio Zuchinalli (2008 a 2012 – primeiro prefeito reeleito) e Valdionir Rocha (2013 a 2016 / 2017 a 2020), segundo prefeito reeleito. 

Os representantes de Morro Grande, prefeito Keio Olivo e vice-prefeito Juraci Favarin, o Tatim, junto das esposas, cortaram a torta de mais de 80 quilos, servida aos participantes do evento.

“Parabéns a comissão organizadora que há mais de um mês vem preparando estas festividades com tanto amor e carinho. Morro Grande sempre busca fazer a sua parte para termos o que merecemos”, destacou o prefeito Keio. 

Em seguida, os mais de 800 ciclistas aguardaram o sorteio das 40 bicicletas e brindes. Beatriz de Santa Helena Kupinsk reside na comunidade de Volta Redonda e foi uma das contempladas.

“Fiquei muito feliz. Esta foi a primeira vez que participei do sorteio na festa de emancipação. Tive muita sorte”, declarou ela. 

Na tarde do feriado de Morro Grande, a trilha até a Cachoeira do Bizungo finalizou as festividades do dia com apreciação e contato com a natureza.  

 

Fotos: Giorgia Daniel