Search

Pesquisa IPC mostra cenário embolado para eleição de governador; César Cesa faz balanço de 14 meses; e muito mais

A FOTOGRAFIA DO MOMENTO APONTA PARA CENÁRIO FRAGMENTADO

O site SC em Pauta registrou e divulgou a primeira pesquisa eleitoral deste período, contratada junto ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), com registro no Tribunal Regional Eleitoral SC-07391/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral BR-09869/2022, em que foram ouvidas 1.502 pessoas em todas as regiões do estado entre os dias 03 e 9 de março, com margem de erro de 2,5% e nível de confiança de 95%.

Pois bem, o primeiro ponto é que a coleta de dados é anterior ao dia 10, dia de filiação do governador Carlos Moisés (REP). Outro ponto é que a pesquisa mostra 65% de indecisos na pesquisa espontânea. Isto se dá porque de fato as pessoas ainda não sabem quem são os candidatos ou não estão interessadas. Portanto, estes números neste momento tem pouco valor de análise. Estão todos os nomes muito embolados, e o governador sai na frente porque de fato é quem mais se expõe – pelo bem ou pelo mal.

 

OUTROS CENÁRIOS

A pergunta poderia ser “Na sua opinião, quem vence as eleições de Outubro ao Governo?”, que levaria apenas a uma escolha mais passional.

Como a pergunta foi “qual nome está mais preparado para GOVERNAR SANTA CATARINA?”, naturalmente que os entrevistados tiveram que avaliar por este critério.

Carlos Moisés da Silva, que é o atual governador, apareceu com 15%. Se ele já está governando, logo, aduz-se que ele é preparado.

O empresário Luciano Hang (sem partido), que tem 9,6%, é conhecido pela gestão exitosa nas empresas e por ser bolsonarista.

Jorginho Mello (PL) aparece com 9%, pela exposição que tem como senador e por ser bolsonarista.

Raimundo Colombo (PSD) tem 8,7% e foi governador 2 mandatos seguidos.

O mesmo acontece com João Rodrigues (PSD) com 8,1%, que é prefeito testado e ainda é bolsonarista.

Esperidião Amin (Progressistas) aparece com 7,1% e já governou 2 mandatos alternados.

Gean Loureiro (UB) tem 7%, e comanda com êxito a capital do Estado.

Décio Lima (PT) 5,1% foi prefeito 2 mandatos em Blumenau e é o “homem do Lula” no estado;

Antídio Lunelli (MDB) 4,7% comanda Jaraguá do Sul e é de direita;

Dário Berger (MDB) 3,5% comandou 8 anos São José e 8 em Florianópolis, e flerta com a esquerda.

 

REJEIÇÃO SEM SUSTOS

O governador Carlos Moisés (REP) é quem tem maior rejeição, 22%, mas nem de longe é motivo para comprometer sua reeleição. Teria que passar dos 40% para estar comprometido. Estes números são de quem é governo, teve erros e acertos na pandemia, se afastou de Bolsonaro e ainda teve 2 processos de impeachment e a crise dos respiradores. É para comemorar rejeição neste patamar.

As demais também não preocupam ninguém.

Décio Lima (PT) com 15% é o antipetismo;

Esperidião Amin (Progressistas) 10,7%, é o anti-aminismo;

Luciano Hang (sem partido) 5,5% é dos esquerdistas;

Dário Berger (MDB) 4,3% é por causa do flerte com a esquerda;

e Raimundo Colombo (PSD) 3,7% porque foi govenador. Os demais tem rejeições muito baixas.

Portanto, todos dentro do páreo, sem qualquer problema.

 

TUDO EMBOLADO, NINGUÉM DESCOLADO

Nos cenários em geral, os números de Moisés (REP) são baixos para quem tem tamanha exposição; Jorginho (PL) aparece bem nesta pesquisa, mas, nada de tão empolgante já que é o nome de Bolsonaro por aqui.

Gean Loureiro (União) desponta ao centro como contraponto entre governo e oposição.

Décio Lima (PT) em quarto sem surpresas.

O quinto lugar de Antídio Lunelli (MDB) também empatado tecnicamente com Décio também não é surpresa.

De fato, estes números mostram que o cenário está muito dividido.

Mesmo quando entra o nomes de Esperidião Amin (PP), Raimundo Colombo (PSD) ou João Rodrigues (PSD), o cenário pouco muda.

Depois de 2 de Abril, quando prefeitos renunciarem de fato, será possível avaliar o quadro. Agora é só uma fotografia com muitos ângulos de observação.

 

DIRETOR DA URBANO SERÁ PREFEITO

O prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB) e pré-candidato ao governo do Estado encaminha renúncia e conversa com possíveis aliados. Na proposta uma agenda de reformas, desburocratização e diminuição do peso da máquina pública. Lunelli fala em “expandir o modelo Jaraguá do Sul para os quatro cantos”.

Quem assume a Prefeitura é o empresário Jair Franzner (MDB), da empresa Urbano Alimentos, que tem filial em Araranguá.

 

BERGER VAI AO CONGRESSO DO PSB

Em reunião ontem com o presidente estadual do PSB Claudio Vignatti, o senador Dario Berger (MDB) confirmou presença no Congresso Estadual do partido, que acontece neste dia 12/3, 9h na Assembleia Legislativa. Também estão confirmadas as presenças dos 8 presidentes dos partidos da Frente Democrática: PSB, PDT, PT, PCdoB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade.

 

CAMINHO DE HANG

Jair Bolsonaro se filiou ao PL dia 30/11, mas a data original era dia 22, número do PL. Luciano Hang (Havan) iria se filiar dia 10 ao Republicanos, mas recuou porque havia acordo em andamento para filiar Carlos Moisés, o que de fato aconteceu no dia 10, número do Republicanos.

Agora, Hang marcou coletiva em Brusque para dia 18 para anunciar seu caminho. Será que irá para a REDE 18? Claro que não, porque a REDE está na Frente de Esquerda, que apoia Lula.

Quem gosta deste jogo de números pode dizer que ele deveria anunciar dia 22 se o partido fosse o PL, mas… teremos que aguardar.

Surpresa não será se ele anunciar que não será candidato em Outubro.

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

Eron Giordani, que estava licenciado do PSD, deixa o governo dia 31 para concorrer a deputado estadual nas próximas eleições. Ele está na lista dos aliados de Moisés (REP) que não conseguiram convencer o governador a ter um projeto com partido mais consistente. Ele deverá estar no projeto majoritário em que estiver o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) e/ou o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD).

O governador Carlos Moisés apresentou uma nominata de pré-candidatos a deputado estadual que poderia levar o Republicanos a sonhar com 3 ou 4 cadeiras, além de Sérgio Motta, que já é deputado. Os secretários Jorge Eduardo Tasca (Administração, André Motta Ribeiro (Saúde) e a deputada estadual Paulinha deverão disputar cadeira a estadual. Luciano Buligon (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) pode ir a estadual ou a federal. Lucas Esmeraldino (Articulação Nacional) e Coronel Mocellin deverão ir a federal.

 

DESDOBRAMENTO NO SUL

O Republicanos de Araranguá terá um representante no time de Carlos Moisés (REP) nas eleições de Outubro. Com a filiação do govenador ao partido, o ex vereador Marco Antônio Mota, o Motinha, que deixou o MDB, deve confirmar sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa. Há ainda uma tentativa de convencer o vereador Júlio Kaminski, que pediu a desfiliação do PSL a ir para o Republicanos (a estadual), e desfazer o acordo com o Progressistas.

 

MENOS 2 A FEDERAL

Lyrion Matheus (Podemos): “Oficializei ao partido minha retirada de pré-candidatura a Deputado Federal por motivos pessoais”, informou o suplente de vereador.

Jorginho Pereira (PP) também está fora de jogo, aguarda apenas a reunião da Executiva para anunciar a desistência.

Seguem 5 ainda no jogo: Diego Pires (PDT), Ozair Banha da Silva (PT), Igor Batista (PL), Alex Bristot (PSB) e Republicanos (Cíntia Etchnandy).

 

MENOS 2 A ESTADUAL

Gisela Scaini (PSD): “Não serei candidata! Sairemos com Ricardo Guidi (PSD) e Júlio Garcia (PSD): Federal e Estadual”, disse à coluna.

Cissa Victor (PTB): “Com as mudanças que houveram, em especial na região da Amurel, com a pré-candidatura do vice prefeito de Tubarão, Caio (Tocarski / União) e de Lucas Esmeraldino (REP) a federal , e outras mudanças como a decisão de Ismael de Santos (PSD) de concorrer a federal, onde tem um eleitorado evangélico, e outros deputados da região, como Vampiro e Ada de Lucca, que também irão concorrer a uma vaga na Câmara Federal, o deputado Felipe Estêvão, que seria um parceiro na minha candidatura a estadual, decidiu que o melhor caminho seria disputar a reeleição a deputado estadual neste momento. Sendo assim, decidi abrir mão da minha pré-candidatura”.

 

OS QUE SEGUEM

Em Araranguá, além de Motinha (REP), há ainda os nomes de Ricardo Ghellere (União Brasil); Bia Borges (Novo); Eduardo Martinello (PT); Luciano Pires (Podemos); João Cechinel (PL); e Neno Rocha (Democracia Cristã).

Nos outros municípios do Vale temos Zé Milton (PP); Tiago Zilli (MDB); Rogildo Bordignon (PSDB); e Glauter Soares (Sombrio).

No caminho de Tiago Zilli (MDB), pré-candidato a deputado estadual, não estarão Vampiro, Ada de Lucca e Valdir Cobalchini, que deverão subir a federal; provavelmente Moacir Sopelsa também não dispute a reeleição.

 

 

MP E OS CAVALOS 

MP abriu investigação para apurar emenda parlamentar de R$ 250 mil indicada pela deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que foi endereçada a entidade FCH (Federação Catarinense de Hipismo), presidida pelo advogado pessoal, Claudio Gastão da Rosa Filho, e que a defendeu “de graça” em um processo.

FORA DO TIME JESSÉ

Lucas Campos deixou a Assessoria do gabinete do deputado estadual Jessé Lopes e vai para Ana Campagnolo.

 

PREFEITO CÉSAR FAZ BALANÇO DO GOVERNO

Na entrevista do prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), ao Programa Voz do Sul da Post TV, durante 1 hora o prefeito falou de vários temas que estão em debate no atual momento no município.

O prefeito irá aguardar o final da negociação com os servidores municipais que disseram entrar em ‘estado de greve’, mas que não irá ceder a pressões e irá fazer o que é possível em termos de reajuste;

Falou das dificuldades de muitas prefeituras em pagar o novo piso nacional, e da recomendação da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, de não cumprir;

O município irá eliminar o regime de CLT e passará todos os servidores para estatutários;

Sobre as obras, fez um balanço (revitalização do Calçadão, ponte e pavimentação em Ilhas e Morro Agudo;

Sobre a reforma administrativa César disse que é apenas para ajustar salários de servidores que estão defasados, caso de secretários, que tem salário menor que muitos servidores, e de gente que ganha mais que o prefeito por causa das incorporações;

O prefeito cita obras Ginásio Mário Canella, o Bolha, Arena Multiuso, Parque Belinzoni e o próprio Centro Multiuso (que já está funcionando) como equipamentos que precisam contratar mais pessoas.

A pavimentação da Av. Exped. Iracy Luchina também irá sair do papel, e alguns investimentos em macrodrenagem serão executados, para contornar problemas históricos da região central.

 

PAPEL DO VAMPIRO

O secretário de Educação Luiz Fernando Vampiro (MDB) teve papel fundamental na liberação de recursos para Araranguá e o prefeito fez uma referência especial a ele.

Ajudou a liberar as obras do Calçadão, Jardim e parte da Rui Barbosa (que é a terceira etapa do projeto e que irá acontecer após a fixação da encosta do rio); reforma de 10 escolas; 2 quadras cobertas (Escola Mota Pires e Operária) com R$ 4,5 milhões; EEB Neusa Ostetto mais R$ 8 milhões; entre outros recursos;

Outros deputados ajudaram a trazer recursos, mas Vampiro foi o mais parceiro de Araranguá, com mais de R$ 30 milhões em verbas.

Vampiro encaminhou a reforma do prédio do Centro Cultural Célia Belisário de Souza e já decidiu que irá doar para o município de Araranguá;

 

AINDA NA EDUCAÇÃO

A Administração conseguiu um distrato com a Camilo & Ghisi e irá licitar o que falta executar da Escola do Jardim das Avenidas e ainda irá executar (após acabar a escola) a reforma do CAIC que está em péssimo estado;

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) liberou mais uma área para a construção de escola do FNDE, intermediada pelo deputado Daniel Freitas (PL), que estava trancada desde 2019;

Nova Divineia terá um Centro de Educação Infantil (CEI) de mais de R$ 2 milhões, que irá nuclear alunos de diversas comunidades.

 

PISO DO MAGISTÉRIO EM TURVO

Depois uma análise nas finanças, a Administração de Turvo anunciou que fará a valorização na Educação. O prefeito, Sandro Cirimbelli (PP) informou as diretoras e coordenadoras da rede municipal na quinta-feira (10) que encaminha à Câmara de Vereadores o projeto de lei que garante o pagamento do novo piso nacional do magistério e corrige a “defasagem histórica que havia”. No projeto ainda está a solicitação da ampliação de 60% da gratificação para os diretores e 40% para secretários.

 

ABATTI NO CONFAZ

Em reunião do colegiado de secretários de administração e finanças da Amesc, que aconteceu nesta sexta-feira (113), Marcio Abatti, secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Sombrio, foi reconduzido ao cargo de presidente e também representará a Associação no Conselho Nacional de Política Fazendária de Santa Catarina (Confaz).