Search

Carnaval lota praias e empresários comemoram

Clima quente levou muitos turistas e famílias às praias, lotando também bares, restaurantes e pousadas, coroando uma temporada considerada positiva pelas secretarias de turismo

Região

O Carnaval, apesar da falta de grandes festas e dos blocos na rua, rendeu bons frutos ao setor de estadia e alimentação nos municípios litorâneos da região. Mesmo ainda sentindo efeitos da pandemia, bares e restaurantes de Balneário Arroio do Silva celebraram os dias de folia com muita movimentação.
No restaurante em que Luciane Rafael Oliveira é sócia com o irmão, o movimento não foi muito além do esperado, mas já ultrapassou o registrado em 2021. “O público não tinha mais aquele medo com relação à pandemia”, comenta ela, que percebeu nos clientes a vontade de aproveitar mais o passeio.
Já no estabelecimento onde Matheus Steiner atua, o Carnaval trouxe uma grata surpresa. “Sexta e sábado o movimento foi até abaixo da expectativa, e no domingo, desanimamos um pouco, achando que não teria muita gente. Mas a casa lotou, ficamos sem mesas, enchemos os 300 lugares, foi bem legal. O pessoal gostou muito”, conta.
E o público continuou aparecendo na segunda-feira, surpreendendo o trade turístico.
Apesar de não haver carnaval de rua propriamente dito, o município promoveu um evento com o projeto Música na Praça e apresentação da bateria de escola de samba, que atraíram muitas famílias. “Superou nossas expectativas e o tempo também colaborou, então as famílias procuraram a praia e os restaurantes, bares e hospedagem. Óbvio que ainda não foi o movimento normal, ainda não estamos como nos tempos anteriores, mas as pessoas vieram, saíram de casa, e tivemos um fluxo considerável de pessoas na sexta, sábado e domingo”, comemora a secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva, Itaionara Recco.
Com a passagem do Carnaval, a temporada de verão vai se encaminhando para o fim, e na visão de Itaionara, a movimentação de turistas foi satisfatória durante toda a estação. “Saímos satisfeitos, porque conseguimos realizar algumas ações, eventos de pequeno porte que trouxeram turistas para cá, e finalizamos com o Carnaval”, celebra.
Mesmo assim, foi o mar e o calor que mais brilharam no Carnaval e fizeram lotar a bonita orla marítima da região. “O tempo quente favoreceu e as pessoas curtiram em família”, encerra.
Foi o que também ocorreu em Balneário Gaivota, conforme análise da secretária de Turismo Ana Paula Porto. “O nosso Carnaval foi, sim, muito movimentado, então os meios de hospedagem e restaurantes não sofreram impacto, mesmo sem festas públicas. Tivemos grande movimentação de público em bares, restaurantes e na praia”, declara.
Valdinei Luchina da Silva, que possui uma pousada no município, teve o verão dos sonhos apesar da pandemia ainda estar presente. “Aqui tivemos 100% de lotação o verão inteiro, só diminuiu um pouco no início das aulas”, comenta.
Com uma ajudinha do clima, que foi de muito calor durante o verão, e com o desejo do público de finalmente relaxar e turistar sem medo, 2022 começou com lucro para ele, quase como antes da pandemia. “Para mim, foi até melhor”, conclui.