Search

Praia Grande: a locomotiva do desenvolvimento do turismo no extremo sul

Por ar, terra ou água, não vão faltar formas de conhecer todo o esplendor da beleza que a natureza de Praia Grande tem a oferecer

Praia Grande

Um dos maiores derramamentos basálticos da história da terra, com características únicas no planeta, deram origem a um dos maiores complexos de Cânions com vegetação do mundo. E essa riqueza toda fica em Praia Grande.
Bonita por todos os ângulos, a cidade tem apostado forte no turismo e vendo nele o desenvolvimento para um futuro de realizações.
No território da região está sendo chancelado pela Unesco a criação de um geoparque, o segundo do país, onde também existem dois Parques Nacionais, os únicos do Brasil a estarem dentro do mesmo destino turístico.
São quase 30mil hectares de áreas protegidas, que estão incluídas dentro da reserva da biosfera da Mata Atlântica, com nascentes de águas cristalinas e muitos animais silvestres.
Com tanta diversidade natural assim, seria um pecado não aproveitar para atrair muitos visitantes.
A região oferece vastas opções de meios de hospedagem, gastronomia típica, e grande número de atividades ao ar livre, como esportes, ecoturismo, rapel, trilhas a pé e sobre rodas e muitas outras atrações. E se isso não for suficiente, que tal um inesquecível voo de balões ou a prática do canionismo? Assim, dá para ver toda a beleza desse pedacinho de paraíso pelo ar ou por água.
Um dos pontos turísticos mais movimentados é a Trilha do Rio do Boi. Para acessar o local, o visitante deve estar acompanhado de condutores credenciados e autorizados pelo ICMBio.
As visitas podem ser agendadas por conta própria, assim como a compra de ingressos pelo site. (https://canionsverdes.com.br/). Mas, para que o passeio ocorra, é necessário que todo o percurso da trilha seja supervisionado pelos profissionais. O apoio busca garantir que as experiências sejam mais seguras e tranquilas.
Esta trilha é realizada na parte de baixo do cânion Itaimbezinho e é indicada para quem já tem prática em trekking, pois são, aproximadamente, 7 horas de caminhada pelo interior do canyon Itaimbezinho. A maior parte da trilha é feita pelo leito pedregoso do rio e por isso considerada uma trilha de forte dificuldade. A realização da trilha depende do nível de água do rio.
O acesso é por Praia Grande, partindo do centro da cidade por um trajeto de 12 km, a maioria por estrada de chão batido, de carro, até a guarita do Parque. A partir daí inicia a trilha a pé, passando por cascatas gigantescas, piscinas naturais, fazendo várias travessias e tomando muito banho nas águas cristalinas. O grupo máximo é de 12 pessoas por guia.
Para os mais corajosos, é mais uma forma de conhecer todo o esplendor da natureza em Praia Grande.