Search

Duas cidades de SC seguem sem registrar mortes por Covid-19 mesmo após disparada de casos

Dos 295 municípios catarinenses, apenas dois seguem sem registrar mortes causadas pela Covid-19 mesmo após a disparada de casos da doença no Estado. Flor do Sertão e Novo Horizonte, ambos na região Oeste, conseguiram desviar desse novo cenário.

Somente em janeiro, mais de 253 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Santa Catarina, segundo informe do Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

No dia 29 de janeiro, o Estado chegou a registrar 80.251 casos ativos, o recorde de pessoas infectadas durante toda a pandemia. O quadro causou sobrecarga nos sistemas de saúde.

A circulação da variante Ômicron em território catarinense é responsável pela nova fase da pandemia. A cepa é altamente transmissível e com grande número de mutações.

Em quase dois anos de pandemia, mais de 1,5 milhão de pessoas já contraíram a Covid-19 no Estado. Ao todo, 20.853 pessoas morreram em decorrência da doença em 293 municípios. Flor do Sertão e Novo Horizonte, por sua vez, não fazem parte dessa estatística.

Dados da Covid e vacinação

Até o momento, Flor do Sertão confirmou 247 casos da Covid-19 desde o início da pandemia. Desse número, 227 pessoas se recuperaram e 20 ainda são consideradas casos ativos. A população estimada do município é de 1.575 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021.

A faixa etária de 30 a 39 anos foi a mais atingida pela doença. Foram 71 casos confirmados. Em seguida, está a faixa dos 20 a 29 anos e 50 a 59 anos, com 39 e 35 casos confirmados, respectivamente.

De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, 3.580 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Flor do Sertão. A plataforma mostra que 92% da população geral está com a imunização completa. Com relação à vacinação pediátrica, a taxa de imunizados está em 14,2%.

A cidade de Novo Horizonte tem a população estimada em 2.366 habitantes. Ao longo da pandemia, foram confirmados 470 casos do coronavírus. Desses, 403 infectados se recuperaram e 67 ainda estão ativos.

A faixa etária dos 20 a 29 anos foi a que mais contraiu a doença, com 87 casos. A faixa que vai dos 40 aos 49 anos ocupa o segundo lugar, com 81 diagnósticos. Na sequência, o grupo entre 30 e 39 anos fecha o “pódio” com 75 pessoas infectadas.

Em Novo Horizonte, 4.968 doses foram aplicadas na população vacinável. O município também conta 92,6% da população geral completamente imunizada. Até esta quarta-feira (9), ainda não havia registros de doses aplicadas em crianças no Vacinômetro.

Ações para controle do vírus

A prefeitura de Flor do Sertão informou que tem implementado ferramentas que têm possibilitado o controle da disseminação do coronavírus na cidade.

“Como reflexo temos percebido grandes efeitos positivos, pois nosso município não possui nenhum óbito até o momento”, comemorou a secretária municipal de Saúde, Maristela de Fátima Cassol Valler.

Confira algumas ações em prática em Flor do Sertão:

  • Aquisição de EPI’s (equipamentos de proteção individual) em quantidade e qualidade para que os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, possam desempenhar sua função com o risco mínimo de contaminação;
  • Reorganização do fluxo de atendimento, disponibilizando espaço específico para consulta de pacientes sintomáticos;
  • Distribuição de mais de duas mil máscaras de tecido para a população. A pasta fornece o EPI para todo cidadão que chega até a unidade sem o dispositivo;
  • Acompanhamento de pacientes com doenças crônicas (hipertensos e diabéticos), mantida a coleta de exames essenciais e avaliação desses exames pela médica da unidade, solicitado consulta quando necessário para pacientes de grupos de risco de maneira agendada para evitar aglomeração nas unidades de saúde
  • Elaboração do Plano Municipal de Contingenciamento, publicado no site oficial do município levando a público as ações de prevenção e combate à Covid-19
  • Contratação de mais um profissional médico na unidade de saúde, com atendimentos noturnos e aos sábados para otimizar e agilizar o atendimento aos pacientes com Covid-19 e sintomáticos

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Novo Horizonte, mas não obteve retorno até a publicação.

Novo surto da Covid-19

Depois de uma temporada com índices mais promissores, o verão e as festas de fim ano, em paralelo com o avanço da variante Ômicron, causaram a “explosão” de novos casos da Covid-19.

De 31 de dezembro de 2021 ao dia 31 de janeiro, o número de casos ativos em SC saltou 1.440%. A média diária de casos em janeiro chegou a superar o patamar de 9,2 mil. Hoje, mais de 51 mil pessoas se encontram infectadas.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou que 95,9% dos testes da Covid-19 no Brasil, que passaram por análise na entidade em 2022, são da variante Ômicron. Apesar de considerada menos letal, a variante fez a média móvel de mortes pela doença aumentar 566% em janeiro no Brasil.

A imunização completa tem sido o principal instrumento para evitar as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, as mortes. No início de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, revelou que 69% dos internados por Covid nos hospitais públicos de Santa Catarina não tinham recebido a dose de reforço.

Além disso, de acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), a taxa de morte entre os adultos não vacinados ou com a vacinação incompleta é de 39 vezes maior em comparação ao grupo que recebeu a dose de reforço.

Fonte: ND+