Search

Rodízio no PSD Araranguá; decisão da Justiça ameaça prender presidente da Cejama; SC na OAB nacional; e muito mais

SUPLENTE DE VEREADOR EMPOSSADO EM ARARANGUÁ

Aconteceu no final da tarde desta terça-feira (1º) a transmissão de cargo do vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), para o suplente Evandro Conceição (PSD). O presidente Jair Anastácio (PT) acompanhou a posse na Câmara de Vereadores de Araranguá.

Evandro fica por 30 dias no cargo. As sessões reiniciam dia 7 de Fevereiro, 19 horas.

 

CUMPRA-SE A DECISÃO

A chapa 2 para as eleições da Cooperativa de Eletricidade de Jacinto Machado (Cejama), de Altair Marcolino Campos (Doril) e Renato Zanatta, entrou com representação para que a chapa 1 fizesse a comprovação da devida inscrição dos membros da chapa. Além disso, DECISÃO JUDICIAL determinou que a utilização da lista de associados fosse feita apenas para uso exclusivo do contato para fins eleitorais. O despacho do juiz foi pesado e chega a determinar a prisão do presidente do Conselho de Administração em caso de descumprimento.

 

FERIADO MUNICIPAL

“A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva informa que não haverá expediente nas repartições públicas municipais nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, em virtude do feriado municipal dedicado à Nossa Senhora dos Navegantes – padroeira da cidade”.

 

COLETIVA DE IMPRENSA

Reforço o convite para a coletiva de imprensa que a nova nova cúpula diretiva do TJSC irá conceder amanhã, 2/2, a partir das 15h30, por videoconferência.

 

PT MIRA NO PRESIDENTE

O presidente estadual e pré-candidato a governador Décio Lima (PT) gravou vídeo em que reclama que Santa Catarina é o 6º estado em arrecadação e 20º em retorno dos tributos.

 

NOVO COMANDO

Amanhã mais detalhes sobre a posse do Coronel Maike Adriano Valgas como comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE/SC).


 

ENTREVISTA

A coluna ouviu o presidente estadual do Podemos, Camilo Martins, ex prefeito de Palhoça, sobre o atual momento do partido no tabuleiro político de Santa Catarina. Acompanhe o bate bola:

 

COLUNA – Quais são as novidades do Podemos catarinense?

CAMILO MARTINS – Tudo certo! Estamos na montagem das chapas proporcionais.

 

COLUNA – Sobre a carta da União (PSL/DEM) com convite para uma aliança, alguma novidade?

 

CAMILO MARTINS – Veio ao partido, mas ainda não temos definição.

COLUNA – O Podemos pode ficar com União e PSD; com o Progressistas; ou com o governador Carlos Moisés??

 

CAMILO MARTINS – Nossa ideia é unir o partido, estarmos com as chapas proporcionais bem montadas, e a decisão de onde estaremos, no meu entendimento, tem que aguardar mais um pouco, ainda mais que temos uma candidatura ao governo no Podemos (Fabrício de Oliveira).

 

COLUNA – Se Sérgio Moro for para o União Brasil, pode facilitar o entendimento no Estado entre União e Podemos?

CAMILO MARTINS – Essa é uma decisão que depende do grupo. No meu entendimento, é possível, mas entendo que o momento ainda é muito cedo. Minha preocupação é a montagem das chapas proporcionais!

 


RAFAEL HORN É EMPOSSADO VICE-PRESIDENTE DA OAB NACIONAL

O ex-presidente da OAB/SC e conselheiro federal eleito por Santa Catarina em 2021, Rafael Horn, tomou posse na manhã desta terça-feira (1°/2) como vice-presidente da OAB Nacional, um cargo inédito para a advocacia do Estado. Horn integrou a chapa única eleita para a nova diretoria do Conselho Federal da OAB na segunda-feira à noite (31/1), tendo o advogado amazonense Beto Simonetti como presidente, na gestão que tem como mote “OAB de Portas Abertas”. O mandato é de três anos.

Com a posse de Horn, Santa Catarina encerra um período de 10 mandatos, totalizando 29 anos, sem um representante na diretoria da OAB Nacional. O último advogado catarinense a alcançar o comando máximo da instituição foi Werner Backes, de Criciúma, diretor tesoureiro da OAB Nacional na gestão 1993/1995. “É uma grande honra ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB Nacional, e uma enorme responsabilidade representar, ao lado de Beto Simonetti, a advocacia nacional neste momento no qual precisamos de uma OAB forte, apartidária, que esteja conectada com a classe e, principalmente, com a sociedade civil”, afirma Horn.

“O indiscutível trabalho de Rafael à frente da nossa Seccional nos últimos três anos, trazendo inovação, inclusividade e conquistas inéditas para advocacia catarinense, alçou-o à diretoria do Conselho Federal, onde não tenho dúvidas de que terá uma atuação igualmente brilhante, representando advogados e advogadas de Santa Catarina”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que acompanhou em Brasília (DF) a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Federal da OAB.

Cláudia também acompanhou na manhã desta terça-feira a posse dos conselheiros federais eleitos por Santa Catarina, representando diferentes regiões do Estado. Além de Rafael Horn, alçado à vice-presidência nacional, foram eleitos para os cargos em 2021 os advogados Pedro Miranda (Florianópolis), Maria de Lourdes Bello Zimath, a Tuty (Joinville), Gisele Kravchychyn (Florianópolis), Rejane Sanchez (Florianópolis) e Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul).

 

TRAJETÓRIA NA OAB

Na OAB/SC, Rafael Horn já exerceu os cargos de secretário-geral (2007/2009), tesoureiro (2016/2018), e a presidência da Seccional de 2019 a 2021, além de já ter sido eleito conselheiro federal por Santa Catarina (2010/2013). No fim do ano passado, encerrou uma gestão considerada inovadora mesmo tendo enfrentado os efeitos da pandemia, e elegeu a sua sucessora, a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/SC, a advogada Cláudia Prudêncio, numa expressiva vitória, com uma vantagem de quase 4.500 votos sobre o segundo colocado e com repercussão nacional.

 

CONFIRA A NOVA DIRETORIA DO CFOAB

Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB

Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC

Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo

Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte

Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT