Search

Novo aumento de casos da Covid-19 preocupa gestores da Saúde

O governo do estado se reuniu em Florianópolis na manhã desta quarta-feira, dia 5, para debater a recente explosão de casos de Covid-19 em Santa Catarina. De acordo com a secretaria da Saúde, o aumento, mesmo com o avanço da vacinação, se dá pelas aglomerações nas festas de fim de ano e, principalmente, pela falta de fiscalização dos municípios nos eventos. “Estamos ainda em pandemia. Pedimos que os eventos fossem seguros, que tivessem mais fiscalização, o que não foi observado nas cidades do litoral”, critica o secretário da Saúde, André Motta.
Uma das ações do governo para continuar o enfrentamento à Covid-19 é o programa Verão Mais Seguro, que intensificou nos municípios a aplicação do Teste Rápido Antígeno. De acordo com Motta, não há a possibilidade de regras mais rígidas para combater o contágio, apenas o reforço na fiscalização das medidas em eventos.

Região em alerta

O crescimento no número de novos casos de Covid-19 também foi registrado na região. Conforme o novo boletim semanal da Covid-19, divulgado pela Amesc, o número de casos ativos saltou de 99 casos em 23 de dezembro para 305 em 4 de janeiro. São 226 novos casos em doze dias.
Sombrio concentra 70 pacientes ainda em tratamento contra a doença, o maior número de positivados ativos na região no momento. Em toda a Amesc, 7 pacientes estão internados para tratar da Covid-19.

Unidades de saúde lotadas

Nesta semana, a UPA 24 horas de Araranguá e Hospital Regional de Araranguá divulgaram notas informando que estão lotados. Os pacientes não são apenas de Covid-19, e de acordo com as assessorias, refletem o grande número de pessoas transitando na região por conta das festas de fim de ano e temporada de verão.
Conforme as notas, os usuários só devem buscar os serviços em casos graves, preferindo procurar as unidades básicas quando a necessidade for menor.
Isso aumenta o temor de uma nova onda de internações por causa da Covid-19.