Search

Surfista de SC conquista campeonato mundial de para-surf na Califórnia

Representando Balneário Camboriú, o atleta Elias “Figue” Diel se tornou o Campeão Mundial de Parasurf no sábado (11), durante o ISA World Para Surfing Championship, na Califórnia.

Figue, além de representar a FMEBC (Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú), integrou o Time Brasil pela CBS (Confederação Brasileira de Surfe) na competição internacional.

A decisão do campeonato foi na bateria final do masculino VI1, com grandes ondas e disputa acirrada. A final foi disputada por Kirk Watson (Austrália), que terminou em segundo lugar, Ben Neumann (Alemanha), que acabou em terceiro, e Aitor Francescena (Espanha), que ficou em quarto lugar, além de Figue. O surfista catarinense subiu no pódio em primeiro lugar com pontuação final de 14.07, mais de um ponto na frente do segundo colocado.

“Tem sido gratificante compartilhar este momento com a família, os amigos e todos que estavam na torcida. Agradeço aos patrocinadores que acreditam no surf como potencial transformador de vidas”, comemorou o campeão mundial. No torneio e nos treinos diários nas praias de Santa Catarina, quem o acompanha na água é o surfista Bruno Barbieri.

O Campeonato Mundial de Parasurf é realizado pela ISA (Associação Internacional de Surf) e organizado pela AmpSurf, reunindo atletas adaptados do mundo todo. Os surfistas são reunidos em categorias esportivas conforme as deficiências semelhantes. O júri avalia tanto as manobras como a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos atletas.

Fonte: ND+