Search

“Histórico”: Geoparque Cânions do Sul segue para aprovação de Conselho Executivo da Amesc

A região da Amesc está comemorando uma conquista histórica: a proposta para ascensão do território a Geoparque será enviada à apreciação do Conselho Executivo da Unesco. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 13, pelo secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara. “Momento histórico para a região”, definiu ele.

Isso quer dizer que mais uma etapa foi vencida na luta pela certificação do território.

A proposta foi debatida na sexta reunião estatutária do Conselho Global de Geoparques da Unesco, realizada online entre os dias 8 e 11 de dezembro. Foram avaliadas 18 novas solicitações de geoparques globais, e na presença de mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 Estados Membros, o Conselho propôs encaminhar a indicação de 8 novos Geoparques Globais ao Conselho Executivo da Unesco, para seu endosso, entre eles, o Caminho dos Cânions do Sul.

Agora, o Conselho apresentará um relatório sobre seu trabalho e suas decisões ao Escritório de Geoparques Globais da Unesco e o distribuirá aos Estados Membros e Estados Membros Associados da Unesco. Se o Conselho Executivo endossar o resultado, a designação desses novos locais elevará o número total de territórios de 168 para 177.

Fazem parte do território do geoparque Caminhos dos Cânions do Sul sete municípios, sendo quatro catarinenses e três gaúchos.

Os trabalhos para transformar o território em geoparque começou há alguns anos e no mês de novembro, dois avaliadores, um português e um mexicano, estiveram na região para analisar se os trâmites necessários para a elevação da área a geoparque estavam ocorrendo.

O resultado final deve sair em 2022, após a reunião de primavera(no Hemisfério Norte) do Conselho Executivo.