Search

Crianças do Cras participam de roda de capoeira em Araranguá

As crianças e jovens do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) de Araranguá, foram levadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, através do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), para se apresentarem em uma roda de capoeira e maculelê, na noite desta última terça-feira, dia 8, em frente a Casa do Papai Noel, no centro da cidade.
Esta dança, é originalmente praticada por negros e caboclos do Recôncavo Baiano. Na encenação, as crianças simularam uma luta com bastões de madeira, comandada pelo grupo de capoeira das oficinas do Cras, através do Mestre Esquilo e o Professor Big .
Conforme a Coordenadora do Cras, Hanna Raupp Harns, o momento também foi oportunidade para que a equipe do Cras, responsável pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), mostrasse à população que é possível retirar as crianças do Trabalho Infantil e proporcionar, através do SCFV, que elas participem das oficinas ofertadas, para a prevenção ao trabalho precoce de crianças e adolescentes. ”Não podemos deixar de descrever, que na apresentação contamos com a presença de uma usuária do SCFV que é deficiente auditiva, onde ela mostra a todos que é possível participar, sendo uma oportunidade para a ampliação de suas relações sociais e de suas potencialidades. E para os usuários sem deficiência, igualmente. Na interação e no convívio com os diferentes, são desenvolvidas diversas habilidades necessárias para as práticas sociais no decorrer da vida”, declara Hanna.
A próxima apresentação será na segunda-feira, dia 13, às 19 horas, em frente à Casa do Papai Noel.