Search

Operação Verão em SC: veja previsão de início e medidas para a temporada

Com a proximidade da época onde Santa Catarina recebe o maior número de turistas no ano, diretores da Polícia Civil do Estado se reuniram na tarde desta terça-feira (30) para discutir sobre a Operação Verão, que tem previsão de início para 22 de dezembro.

O objetivo da operação, que deve ir até março de 2022, é incrementar o efetivo de policiais civis que atuarão nas delegacias localizadas nos municípios que mais costumam receber turistas durante a temporada de verão, normalmente cidades litorâneas.

De acordo com a diretora da Polícia Civil na Grande Florianópolis, delegada Michele Alves Correa Rebelo, haverá intensificação de fiscalizações no trânsito, com blitz educativas e fiscalizatórias, além de incremento policial, uma vez que a chegada de turistas consiste em um aumento populacional nas cidades.

“Vamos intensificar e aumentar o atendimento na Delegacia de Proteção ao Turista, que fica na Rodoviária de Florianópolis, tendo incremento do efetivo. Também vamos estender o horário de atendimento da unidade. A Delegacia do Aeroporto também terá incremento para melhor receber o turista”, explica Rebelo.

“Haverá também atendimento nas centrais de plantão específicos para mulheres. Elas terão um ambiente exclusivo, mais aconchegante, acolhedor, com atendimento individual”, completa.

A atuação também acontecerá nas praias, havendo orientação aos pais para não perderem as crianças, com a distribuição de pulseiras. “Vamos orientar moradores e turistas nestes cuidados, evitem pessoas estranhas, para não termos raptos”, relata.

O número extra de guarda-vidas colocados nas praias durante a temporada no Estado ainda não foi informado.

Novos policiais

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, afirma que a formatura dos novos policiais, que aconteceu nesta quarta-feira (1º), acontece em um momento oportuno, pois possibilitará o incremento do policiamento utilizado na operação.

Ao todo são 79 novos policiais civis. Sendo 36 Escrivães de Polícia e 43 Agentes de Polícia que concluíram o Curso de Formação Inicial e passam a reforçar o efetivo da Instituição no Estado.

Fonte: ND+