Search

UNESC E SEBRAE APRESENTAM PLANO À AMESC; TRIBUTOS EM DEBATE NA CÂMARA DE ARARANGUÁ; POSSE NO SINDICONT; E MAIS

AMESC PREPARADA PARA CRESCER E SE DENVOLVER

Foi bastante concorrida a apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional do Vale do Araranguá, nesta quinta-feira (2), no Auditório da Amesc, em Araranguá.

Além da participação – de forma virtual – do Governador Carlos Moisés da Silva (sem partido); do senador Jorginho Mello (PL); e do secretário Luciano Buligon (Desenvolvimento Sócio Econômico); o evento contou com a participação presencial do ex governador Eduardo Moreira (do BRDE); do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT); prefeitos e vices; e representantes de vários deputados.

Merece destaque a participação de Gisela Scaini, da chefe de gabinete e que representou ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD) no ato. O parlamentar foi responsável por destinar R$ 500 mil via emenda (do gabinete 107) para a elaboração do Plano, que será construído pela Unesc e pelo Sebrae em parceria com os 15 municípios da Amesc.

A reitora Luciane Ceretta salientou que até Novembro de 2022 serão entregues ainda 15 planos municipais para contemplar as peculiaridades de cada município.

O presidente da Amesc, Moacir Teixeira (MDB), fez questão de salientar que a Amesc está preparada para o desenvolvimento. Não foi por acaso que o movimento econômico da região do Vale do Araranguá foi o que mais cresceu em 2019//2020, com índice de 19,18%.

Este Plano irá ajudar a região, que tem grande potencial, a crescer de forma organizada, e colocará a Amesc na posição de destaque que ela merece.

 

PROJETOS POLÊMICOS NA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Araranguá está adiantando as sessões para terminar o ano legislativo dia 10 de Dezembro. A segunda sessão do mês será nesta sexta-feira (3), 19 horas.

Há três projetos em discussão que tratam de questão financeira e devem gerar forte debate. O prefeito César Cesa (MDB) encaminhou projeto que modifica a cobrança da Cosip (iluminação pública). O paço alega que a medida irá beneficiar 4.800 contribuintes do e-social, mas a cobrança irá, por outro lado, quem pode pagar mais. O outro projeto apresentado é para forçar os moradores que também calçadas em frente a sua cada a pagar multa de até R$ 1.500,00, para permitir que o município possa executar as obras. Outro projeto que deve elevar a temperatura da sessão é a mudança da planta de valores. Será reajustado o valor venal dos imóveis (apenas os terrenos), o que implicará em reajuste do valor do IPTU em alguns casos em até 40%. O paço alega é que para fazer justiça no caso de imóveis que serão beneficiados com pavimentações e que terão consequente valorização patrimonial.

Sempre que há reajustes de impostos, há chiadeira, ainda mais em momentos de pandemia.

Como nem só de notícias ruins vive o labor legislativo, a Administração encaminhou 2 projetos que irão aliviar o bolso dos contribuintes. Um que reduz de 4 para 2% os impostos para as startups de tecnologia e inovação; e outro modifica o índice de reposição dos tributos, do atual IGP-M, que está na casa dos 28%, para INPC, que está na casa dos 14%.

 

TUDO PRONTO PARA A POSSE

O contador e advogado Fábio Estevam Machado toma posse dia 3 de Dezembro como presidente do Sindicato dos Contabilistas da Região do Vale do Araranguá. Deixa o cargo o contador de Sombrio Jandir Pereira do Nascimento. A posse acontece nesta noite de sexta-feira (3), 20 horas, no Restaurante Namastê.

 

SHOW NACIONAL

A produtora Ara Produções, de Araranguá, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio da Prefeitura Municipal, irá realizar em Santa Rosa do Sul o show instrumental nacional com o Grupo Yangos e a participação do músico padre Ezequiel Dal Pozzo e banda. O show está marcado para a Praça da Igreja Matriz, Domingo, dia 5/12, a partir das 19horas, aberto ao público em geral, com espaço reservado para pessoas com necessidades especiais e tradução simultânea em libras. Antes do show haverá palestra (workshop) sobre os instrumentos musicais e sua importância para a música. Estas apresentações tem incentivo do Governo Federal, via Secretaria Especial do Turismo, e patrocinado pelas empresas Basso.Pancotte & Cia Ltda; Bistek Supermercados Ltda; Fabrita Mineração Ltda; Fante Indústria de Bebidas; Intersul Distribuição de Produtos Veterinários Ltda; Madem S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens; Máquinas Sazi Ltda, Móveis Civardi (Decibal), Nutrire Insdústria de Alimentos Ltda e Transportadora Silvestrin.

 

AVANT-PREMIÈRE

A Ara Produções, também por meio da Lei de Incentivo à Cultura, irá trazer terça-feira (7/12), 20h30, ao Cinema Arcoplex Cinemas, no Center Shopping Araranguá, uma sessão de lançamento do filme/documentário: A Imigração Italiana em Santa Catarina e no Sul do Brasil. A produção e da Ara Produções com direção de Genuíno Films. Depois desta pré-estreia, haverá exibições em outras cidades da região Sul de Santa Catarina. Devido aos protocolos da saúde vigente, os ingressos para esta sessão deverão ser retirados gratuitamente na sede da Ara Produções, na Praça Hercílio Luz, nº 602, sala 34, Galeria Alvorada, Centro de Araranguá. No dia da exibição do filme/documentário, é obrigatória a utilização de máscara e respeitado o distanciamento entre o público.

Esta produção retrata uma época distante, em meados de 1800 onde a Itália passou por uma grande crise política e social, a fome e as guerras assombravam o país, no meio disso surge para muitos uma chance de mudar de vida. Uma nova terra de muita fartura e oportunidade, a América. Esse documentário tem incentivo do Governo Federal através da Secretaria Especial do Turismo e patrocinado pelas empresas: Bistek Supermercados, Anjo Química do Brasil e Cooperativa Pioneira de Geração e Desenvolvimento Coopera.

 

REVEILLON CANCELADO  

Segue causando estragos a reedição da Portaria nº 1305, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) dia 30/11, que segue o Decreto Estadual nº 1317, que prevê as regras para realização dos Eventos Seguros. A Administração Municipal de Araranguá decidiu cancelar os eventos previstos para as comemorações alusivas ao Réveillon 2022. A nota alega que a Prefeitura não tem como cumprir as restrições – acesso máximo de 500 pessoas, comprovação de vacinação completa contra Covid-19, ou laudo negativo de exame contra covid de até 48h ou 72h.

 

COMUNICADO UPA

O Centro de Triagem da UPA, a partir do dia 6/12, funciona das 7h às 16h, para pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. Se houver a necessidade de atendimento fora deste período, poderá ser realizado o atendimento da UPA normalmente, pela recepção central.

 

CERCA REPUBLICANOS

O senador Jorginho Mello (PL) participou nesta quinta-feira (2) de um evento com evangélicos para prestigiar o bispo Sérgio Motta (Republicanos), deputado estadual. Tendência de PL, Republicanos, PTB e Progressistas repetir a chapa nacional começa a tomar corpo.

 

EX PRESIDIÁRIOS

No discurso de filiação ao PL o senador Flávio Bolsonaro disse que o partido não pode ficar nas mãos do ex presidiário. Como não deu o nome ficou a dúvida: estava falando de Lula da Silva (PT), em cujo governo surgiu o termo Mensalão e que foi preso no chamado Petrolão; ou dos aliados presos no Mensalão, Valdemar da Costa Neto (PL), e Roberto Jefferson (PTB), que voltou a ser preso por ordem no ministro Alexandre Moraes por ‘agressão ao STF’.