Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) revela que 38,9% dos entrevistados têm expectativa de aumento nas vendas acima de 5% para o Natal 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os empresários ouvidos, a mostra aponta que os lojistas projetam o tíquete médio em R$ 168,00.

Os produtos mais procurados para a grande data do varejo, de acordo com o levantamento, serão roupas e calçados (37,1%), brinquedos (18,2%), eletroeletrônicos (13,9%).

Na hora do pagamento, o cartão de crédito estará na preferência de 52,1% dos clientes. O crediário aparece nas respostas de 18,4% e completam a lista de alternativas o pagamento à vista no cartão de débito, com 15%. Para 54,7% a pandemia mudou a forma das pessoas fazerem as compras e estão projetando que o próximo ano será melhor para 65,8%. Para 76,11% dos entrevistados, os clientes deixarão para fazer suas compras em cima da hora. O levantamento foi realizado com empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades catarinenses com o maior potencial de consumo.

O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, acredita que as incertezas da economia e o aumento da inflação, notadamente dos combustíveis, energia elétrica e supermercados, que ditam o rumo das atividades de diversos setores produtivos, vem apresentando um cenário de certa apreensão no consumidor. “O Natal é uma data muito tradicional, que reúne a família e desperta a vontade da troca de presentes. Um otimismo toma conta dos lojistas, pois essa é considerada a data mais importante para o comércio que aguarda com ansiedade essa data para recuperar as perdas do ano passado”, projeta o dirigente.

Fonte: RCN