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Celesc emite nota sobre cobrança residual em Araranguá

A Celesc emitiu nota alegando que identificou 9.375 unidades consumidoras em Araranguá que receberam faturas com cobrança referente a consumo residual. Conforme a companhia, as faturas devem ser desconsideradas.
“A distribuidora enviará, durante esta semana, novas faturas, sem a cobrança referente ao consumo residual. Os clientes que já efetuaram o pagamento serão ressarcidos automaticamente na próxima fatura”, comentou na nota.

A cobrança foi feita de clientes dos bairros Arapongas, Campinho, Centro, Coloninha, Jardim Cibele, Mato Alto, Morro do Pronto, Operária, Polícia Rodoviária, Sanga da Areia, Sanga da Toca, Vila São José e Volta Curta, em faturas cujas leituras ocorreram entre os dias 16 a 19 de novembro.

“A Celesc esclarece que a cobrança do valor residual é consequência da substituição dos medidores de energia convencionais pelos medidores inteligentes. A substituição dos medidores está sendo realizada desde julho, e ocorrerá em toda a cidade”, explica a companhia. Quando o medidor é substituído, a diferença entre a leitura de retirada e a leitura da última fatura gera o consumo residual. Foram esses valores que foram cobrados nessas unidades.

Os valores residuais são referentes a consumo devido, não pago anteriormente pelos clientes, e precisam ser cobrados, mas essa cobrança será feita de forma parcelada, com comunicação prévia. Como a troca de medidores ocorre em todas as unidades consumidoras do município, a cobrança residual será feita de todos os clientes da cidade. A distribuidora ainda avalia a partir de quando a cobrança dos valores residuais será feita e em quantas parcelas será o pagamento.

Como forma de dar segurança a esses 9.375 clientes afetados, a Celesc também informou que as faturas não passarão pelas ações de cobrança até a solução definitiva do problema.

Para dúvidas a respeito da medição da fatura, os clientes podem entrar em contato com o atendimento da Celesc pelo telefone 08000 48 0120.

A distribuidora reforçou que a substituição dos medidores de energia convencionais por equipamentos inteligentes faz parte de um processo de modernização, e disponibilizam, por exemplo, dados sobre a qualidade da energia que chega ao consumidor, permitem a melhor gestão do seu consumo e perdas, a realização de alguns serviços comerciais de maneira remota e, ainda, a identificação instantânea de ocorrências na rede elétrica, dando mais agilidade aos atendimentos.