Search

Gaivota promove Dia D do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota realizou no último sábado, dia 20, atividades alusivas à campanha Novembro Azul, mês da prevenção e ao câncer de próstata. O objetivo foi ressaltar a importância do diagnóstico precoce e incentivar os homens a cuidarem da saúde com hábitos mais saudáveis, enfrentando a hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças.
Mais de 80 pacientes foram atendidos nos postos de saúde do município, onde foram realizados os exames disponibilizados pela Secretaria de Saúde para a prevenção do câncer de próstata. Além do PSA (Antígeno Prostático Específico), que indica possíveis alterações na próstata, também foram realizadas avaliação odontológica, teste rápido de HIV, hepatite B e C, e teste rápido de sífilis.
O vice-prefeito, Jonatã Coelho, acompanhou a ação e comentou sobre a importância do Dia D. “Prevenir é muito importante. Nós homens temos que derrubar esse preconceito e medo de fazer os exames de prevenção, neste dia de atendimento, ficamos felizes em saber que o homem está se preocupando e buscando cada vez mais atendimento para evitar doenças futuras’’, explicou.
Os atendimentos foram realizados nos ESF’s Raulino João Ramos e Erotides Fernandes Batista (Centro) e ESF Abel Delaudino dos Santos (Lagoa de Fora).