Search

Aprovada criação de programa de apoio às pessoas com Alzheimer

Ideia é que o município possa atender com mais efetividade pacientes e cuidadores

Araranguá

O Poder Legislativo Araranguaense aprovou, na noite desta quarta-feira, dia 17, um anteprojeto do vereador Jair Anastácio que cria o apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, e aos seus familiares.
A ideia é que o programa seja instituído na Rede Municipal de Saúde, com apoio de especialistas e de representantes de instituições que congregam pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e visa promover a conscientização e a orientação precoce de sinais de alerta sobre as doenças.
Para Jair Anastácio, o programa poderá melhorar a qualidade de vida do portador do Alzheimer e seus familiares. “Hoje é necessário apoiar pacientes e familiares, com abordagens adequadas no tratamento não medicamentoso e medicamentoso, além de capacitar cuidadores familiares e especializar profissionais”, falou.
O parlamentar também destacou a importância da criação de um centro especializado para tratamento da doença e outras demências. “É necessário um acompanhamento multidisciplinar, formado por neurologistas, geriatras, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontologias, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e por isso nesse nosso anteprojeto autorizamos que seja criado o Centro de Referência de Prevenção e Tratamento da Doença de Alzheimer e outras demências e vamos plantar essa semente para que políticas públicas possam começar a ser implantadas em nossa cidade”, frisou Jair.
A sessão contou com a participação de Gabriela Ribeiro Pacheco, gestora da Supera Ginástica para o Cérebro, que reforçou a importância do anteprojeto.