A região do Litoral Sul catarinense teve chuvas abaixo do esperado para o mês de outubro. O dado está no Boletim Hidrometeorológico Integrado, divulgado na última semana.
Para o mês, historicamente a média esperada é de volumes entre 125 e 175 mm no lado Leste do estado. Porém, diferente de outras regiões, o Litoral Sul teve volumes abaixo dos aguardados.
Com a chuva, o Índice Integrado de Seca (IIS), que considera a precipitação e os impactos sobre a vegetação, indica que a estiagem em uma grande parte do Estado diminuiu, apesar de ainda afetar o estado. Quase 27% dos municípios catarinenses estão em situação de normalidade em relação à seca, cerca de 61% registram seca fraca e pouco mais de 12% seca moderada. A situação apresentou melhora após o período de estiagem que se prolonga desde 2019. “Como a vazão dos rios e o armazenamento de água no solo chegaram a níveis muito baixos, será necessário um período longo de chuvas regulares para que se verifique uma recuperação mais consistente, especialmente no Oeste, por isso mantemos o alerta para um uso consciente da água”, explica o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira.
Previsão para o mês
Ainda conforme dados do Boletim Hidrometeorológico, entre os dias 4 e 11 de novembro, o tempo deve ficar instável por conta da atuação de uma área de baixa pressão e passagem de uma frente fria. Desta forma, a chuva deve ocorrer de forma frequente e os acumulados podem ficar entre 50 e 75 mm de forma geral. Também haverá a presença de calor e umidade, que favorecem a ocorrência de temporais e volumes de chuva ainda maiores, de forma pontual e em curto espaço de tempo.
Já no segundo período do mês, entre os dias 12 e 19, um sistema de alta pressão deixa os episódios de chuva mais irregulares. No Litoral, porém, o sistema também deve favorecer a circulação marítima, nebulosidade e chuva persistente. Os volumes de chuva previstos são de 20 a 40 mm no Estado.
É importante acompanhar as atualizações semanais, já que as condições podem mudar.






