Search

Novo registro unirá vários documentos

O RG Digital, ou Documento Nacional de Identificação, vai diminuir a quantidade de documentos de identificação no Brasil. O uso do número do CPF como numeração do RG eliminará as 27 numerações de RG possíveis hoje no país, bem como poderá agregar, a pedido do interessado, CPF, CNH, Carteira de Trabalho, título eleitoral, PIS/PASEP, Cartão Nacional de Saúde e certificado militar, entre outros.
Haverá, por exemplo, a possibilidade de escaneamento via QR Code. Conforme o auxiliar administrativo da prefeitura de Seara, Roque Alflen, no município o procedimento já está sendo realizado. São verificados CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento na abordagem. “É importante destacar que esses documentos devem estar atualizados e em bom estado para melhor verificação dos dados”. Pode ser colocado também o número do PIS, alistamento militar, Carteira de Trabalho, carteira profissional (médicos, advogados e outros), tipo sanguíneo, cartão do SUS e CNH. Em caso de doenças, pode ser incluído dependendo de comprovação médica.
Seara ainda depende de Concórdia neste processo. É realizado o escaneamento dos dados e o material é enviado via sistema ao município vizinho. Após, em Florianópolis é feita a confecção do documento e o mesmo é reenviado a Seara. “Esse processo demora em média 15 dias”. A taxa é de R$ 45,45. O prazo de pagamento é de 60 dias. “Quem não pagar terá cancelada a identidade”. O local de atendimento em Seara fica junto ao Terminal Rodoviário, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Estrangeiros

As pessoas oriundas de outros estados ou países não pagam a taxa, pois será a primeira via do documento em Santa Catarina. “O documento pode ser feito a partir do primeiro dia de vida”, finalizou o auxiliar administrativo Roque Alflen.

Fonte: Folha Sete