
Determinação é do Ministério da Saúde, mas será seguida pela Secretaria de Saúde do estado
Estado
Foi prorrogada até o fim de novembro a Campanha de Multivacinação, ação programada para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A determinação é do Ministério da Saúde (MS) e levou em consideração o número de vacinados até o momento que, segundo o órgão federal, ainda não foi suficiente para o aumento adequado das coberturas vacinais.
Com isso, o estado de Santa Catarina pede que todos os municípios catarinenses mantenham os esforços na busca ativa e vacinação do público-alvo para aplicação das vacinação do Calendário Nacional.
Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, com base nos dados de vacinação enviados pelos municípios catarinenses, 133.010 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes desde o início da Campanha de Vacinação, no dia 1º de outubro, até essa sexta, 29 de outubro.
“Os números alcançados em Santa Catarina até este momento foram bastante satisfatórios e mostram a preocupação dos pais em atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. Precisamos continuar nesse ritmo para alcançar todos aqueles que deixaram de tomar alguma dose de vacina do Calendário Estadual”, explica a chefe da divisão de imunização da DIVE/SC, Chaiane Natividade de Souza Gonçalves.
A campanha focou em aplicar todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente como a vacina BCG, que previne formas graves da tuberculose; a Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela; e a pólio, que protege contra a poliomielite. São vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.
Informações sobre a situação vacinal das crianças e adolescentes podem ser buscadas pelos pais e responsáveis nas unidades de saúde dos municípios. Basta levar a criança ou o adolescentes até o posto, com a carteirinha de vacinação em mãos, para verificar se todas as doses estão em dia.


