Na Casa da Fraternidade de Araranguá o pão tem gosto de aprendizado. No local é desenvolvido o projeto Padaria Escola Pão Fraterno, em parceria com o município de Araranguá, que oferece uma oficina de panificação para jovens a partir de 17 anos. São duas turmas, uma na segunda e quarta-feira, e outra na terça e quinta-feira, das 8 às 16 horas.
Todas as semanas são confeccionados cerca de 5 mil pães, sendo que destes, mil são utilizados no lanche das crianças atendidas na casa, e o restante é distribuído nas creches do município.
A coordenadora da instituição, Cátia Hahn, conta que o projeto foi inaugurado no final de 2016 e com a chegada da pandemia, teve de ser suspenso, retornando no mês passado. ”A ideia inicial do projeto, é ensinar a nossa comunidade, para que eles tenham mais uma profissão. E a partir de uma visita do prefeito na instituição, ele nos procurou com a intenção de dar continuidade no projeto e formar a comunidade. A oficina irá auxiliar e muito, os jovens no mercado de trabalho”, destaca.
Atualmente há 6 aprendizes participando no período da manhã, em formato de rodízio devido à pandemia. As vagas continuam abertas, podendo atender até 5 pessoas por período.
As lições são ministradas pelo padeiro Olavo Angelo dos Santos, que transmite os segredos aprendidos com a experiência de quem faz pão desde seus 12 anos. ”Com o meu conhecimento, resolvi ajudar e fazer parte deste projeto”, ressalta.
Já o aprendiz de padeiro, Ruan Santana, revela que nestes 15 dias em que faz parte da oficina, está gostando muito da experiência. ”Estou aprendendo algo que eu não sabia fazer, achei que nunca iria aprender a fazer pão e rosquinha. Estou gostando bastante”, conclui.
A instituição, também aceita doações de ingredientes que são utilizados na produção de pães e rosquinhas, como a farinha de trigo, maisena, polvilho e entre outros.
Para fazer parte e ter mais informações, entre em contato pelo número, 3527-0214.











