Search

Comitiva de prefeitos da Amesc na capital; o êxito do Câmara na Comunidade; e mais

PREFEITOS APROVEITAM ESPAÇO ABERTO PELO GOVERNO ‘PARA PEDIR’

Uma comitiva com 11 prefeitos da Amesc, esteve no governo do Estado nesta terça-feira (26), para tratar da Usina de Asfalto do Mampituba, (Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Santa Rosa do Sul).

O deputado estadual Volnei Weber (MDB) acompanhou os 4 prefeitos do litoral, Passo de Torres (Valmir Rodrigues – PP); Balneário Gaivota (Kekinha – PSDB); Balneário Arroio do Silva (Scaini – sem partido); e Araranguá (César Cesa – MDB); para tratar como o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, da continuidade da SC-100 – Rodovias Caminhos do Mar (antiga Interpraias).

Foi apresentado o projeto técnico para execução de 21 km, em Balneário Gaivota, limites com Passo de Torres e Arroio do Silva.

O grupo de prefeitos, acompanhado do presidente da Amesc, prefeito Moacir Teixeira (MDB) e secretário executivo Heriberto Schimidt, os prefeitos de César Cesa (MDB), de Araranguá; de Ermo, Paulinho (MDB); de Turvo, Cirimbelli (PP); e Timbé do Sul, Betinho (PP), para tratar da Federalização da BR-285, entre Araranguá e Ermo.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Secretaria de Educação de Araranguá realiza nestes dias 27 e 28 de Outubro, no salão comunitário do bairro de Vila São José, um curso de formação para a área da Educação Especial, que envolve todos os profissionais do ensino fundamental e infantil. A palestrante Edilene dos Santos aborda a educação inclusiva na rede regular de ensino municipal.  

A pasta está implantando o serviço de AEE (atendimento educacional especializado) após a aprovação da Resolução 03/2021 que estabelece sua implantação.

Além da presença da secretária de Educação, Mariluce Bilck, o encontro contou com a primeira dama, Dione Cesa, que prestigiou a palestra. 

 

DANIEL VIRIATO

Merece crédito sua gestão de 4 anos à frente da Câmara de Vereadores de Araranguá. A parte administrativa criou um formato que dificilmente poderá ser abandonado pelos próximos legisladores. Graças à economia feita pelos 15 vereadores entre 2017 e 2020, em torno de R$ 5 milhões voltaram aos cofres do Poder Executivo e viraram investimentos na cidade, em obras e serviços.

 

DIEGO PIRES

O atual presidente da Câmara de Vereadores, não só manteve a política de economizar recursos que chegam dos impostos do contribuinte, como criou uma fórmula – em acordo com demais vereadores, para criar a aproximação ente os parlamentares e a população.

O Projeto Câmara na Comunidade foi uma boa sacada. Por si só já seria uma boa iniciativa, mas a ‘cereja do bolo’ foi a parceria que nasceu a partir do abraço que a Administração de César Cesa (MDB) deu ao projeto. O paço municipal virou uma espécie de sócio das ações do Poder Legislativo.

Tanto é que existe um acordo para que o valor economizado pelos vereadores e destinado para obras, será dobrado pela Prefeitura.

 

A TAL TERCEIRA VIA

Dois presidenciáveis concederam entrevistas aos jornalistas Adelor Lessa e Upiara Boschi, na Rádio Som Maior: Ciro Gomes (PDT), que disputa sua quarta eleição; e Luiz Felipe D´Ávila (Novo), que estará na vaga de João Amoedo (Novo), candidato de 2018.

Terceiro colocado nas pesquisas, depois de Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido), Ciro tenta se consolidar como possível nome da chamada “terceira via”, em uma aliança com o centro, que pode ter PSD, União Brasil, PSDB, etc.

Já o pré-candidato a presidente Luiz Felipe tenta se consolidar como “fato novo”. A contradição é que o Partido Novo, que era contra as coligações partidárias, agora aceita debater uma aliança pela terceira via.

 

A TAL INOVAÇÃO

O pré-candidato a senador Paulinho Bornhausen (Podemos) viaja o estado com visitação aos Centros de Inovação, que foi uma das ideias centrais de sua passagem em 2014 pelo governo de Raimundo Colombo (PSD).

 

COLEGIADO DE CULTURA

O Colegiado de Cultura da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) realizou a eleição da nova diretoria. O secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Mateus Bellettini, foi eleito presidente, a gerente de Cultura Rosângela Garcia Margute, de Sombrio será vice-presidente e João Batista Jacques (João Surdina), secretário de Cultura de Balneário Gaivota, irá secretariar o Colegiado.

 

CARRO PARA O IGP DE ARARANGUÁ

Na segunda-feira (25), no auditório da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), em Florianópolis, o Instituto geral de Perícias (IGP) recebeu um veículo fruto de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Freitas (PSL), uma camioneta SUV Hyundai Creta, que irá auxiliar no trabalho dos peritos da Polícia Civil.