Search

Cerca de 4 mil beneficiados do SC Mais Renda ainda não buscaram seus cartões

Das 10.371 famílias beneficiadas pelo SC Mais Renda validadas até agosto, 3.961 ainda não desbloquearam os cartões. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), divulgados nesta segunda-feira, 27. O programa foi criado pelo Governo do Estado como suporte financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus.

“Infelizmente 38% dos cartões ainda não foram desbloqueados, o que indica que os cartões ainda não chegaram às mãos dos beneficiários. Nossa preocupação é porque a última parcela de R$ 300, do total de R$ 900, já foi paga neste mês e o prazo para utilização de cada parcela é de 90 dias”, alerta a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio.

Os cartões para aqueles que tiveram aprovação são distribuídos em parceria com os municípios, junto às unidades de assistência social de cada cidade. Pelo site do SC Mais Renda, é possível acompanhar a situação do cadastro e em qual Centro de Referência em Assistência Social (Cras) deve ser retirado o cartão.

Situação nas cidades catarinenses

As 10.371 famílias participantes do SC Mais Renda, validadas até agosto, estão em 285 municípios catarinenses. Destas cidades, 69 já entregaram todos os cartões disponíveis. Há sete cidades onde nenhum cartão foi retirado: Iomerê, Witmarsum, Bom Jesus do Oeste, Cordilheira Alta, Rio Rufino, São Bonifácio e Águas Mornas.

“O SC Mais Renda é um benefício a favor do trabalhador, e nesse momento temos um número alto de beneficiários que ainda não pegaram o seu cartão, procure o Cras mais próximo do seu município e se informe, para ter acesso aquilo que é seu por direito”, reforça o secretário do Desenvolvimento Social (SDS), Claudinei Marques.

A região com melhor desempenho na entrega dos cartões do SC Mais Renda é o Planalto Norte. Dos 263 disponíveis, 198 chegaram aos seus beneficiários, o que corresponde a 75,2%. Percentual semelhantes é encontrado também no Extremo-Oeste, onde 74,5% dos cartões chegaram aos destinatários, bem como nas cidades da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), onde de 313 cartões do SC Mais Renda, 233 chegaram ao seu destino, o que corresponde a 74,4%.

Já o pior desempenho na entrega dos cartões é na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), onde apenas 48% foram desbloqueados. Do total de 1.294 cartões, há 674 à espera. Na Amfri há dois municípios com mais de 70% dos cartões a serem retirados. É o caso de Penha, com 73%. Dos 93 cartões do SC Mais Renda, somente 25 foram desbloqueados. Em Navegantes o percentual é de 72%, de 152 cartões, apenas 42 estão em uso pelos beneficiados.

Em números absolutos, a cidade com maior número de cartões do SC Mais Renda em espera é Florianópolis. No município foram 1.305 cartões disponibilizados, sendo 627 ainda não foram repassados, ou seja, 48% do total. Os cartões podem ser retirados junto à Secretaria de Assistência Social, na Passarela do Samba Nego Quirido.

Inscrições abertas até dia 30

As inscrições para participar do SC Mais Renda ainda estão disponíveis até 30 de setembro. Podem se inscrever trabalhadores que perderam vínculo formal de emprego entre 19 de março de 2020 e 1º de maio de 2021 em empresas dos setores contemplados pelo programa, desde que morem em Santa Catarina e não tenham recebido auxílio do Governo Federal, nem seguro-desemprego.

O SC Mais Renda é operacionalizado pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) e Fazenda (SEF), com apoio das secretarias de Estado da Administração (SEA), Casa Civil, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), Junta Comercial do Estado (Jucesc) e administrações municipais.