O estado de Santa Catarina está celebrando o fato de que 70% das cidades catarinenses não registraram mortes por Covid-19 no mês de setembro. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, dia 20. Das 295 cidades do estado, 204 registraram óbitos pela doença, sendo que destas há algumas que estão há ainda mais tempo sem mortes por Covid-19.
O índice foi registrado no mesmo dia em que o estado alcançou a marca de 50% da população adulta vacinada com as duas doses da vacina. “Quanto mais se vacina, melhores são os números, é o que nós percebemos. Estamos diminuindo o número de óbitos e o número de casos confirmados a cada semana. Cada passo é importante para sairmos da pandemia. E iremos sair”, assinalou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.
Na região, de 1° até 20 de setembro, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Passo de Torres, Praia Grande, Sombrio e Timbé do Sul, também não registraram mortes pela doença. No mesmo período, seis novos óbitos foram contabilizados, em Araranguá, Morro Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Turvo.
O avanço da vacinação
De acordo com o Vacinômetro, página da Secretaria de Estado da Saúde alimentada com dados dos próprios municípios, Ermo é a única cidade que já vacinou 100% de sua população dos grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19. O mesmo município já aplicou a segunda dose em 59,9% das pessoas dos grupos.
O município com menor índice de primeiras doses aplicadas é Maracajá, com 68,2% dos indivíduos dos grupos vacinados. Com relação às segundas doses, Sombrio atingiu 20,3% da população que recebeu a D2.






