Search

GOVERNO MOISÉS “É UM FRACASSO”, DISSE COLOMBO; MUDANÇAS NO PP DE TURVO; MAIS CANDIDATOS A DEPUTADO NA AMESC; E MAIS

NOVO COMANDO DO PROGRESSISTAS DE TURVO

O Progressistas muda de comando em Turvo. Assume o vereador Carlos Everaldo “Neguinho” de Stefani, no posto que vinha sendo ocupado pelo ex vereador e atual vice prefeito Osvaldo de Fávaro. A nova Comissão Executiva do PP foi escolhida no último final de semana. Além de Neguinho como presidente; Samuel Neotti, presidente da Câmara de Vereadores, será o 1º vice presidente; Maria do Carmo de Stefani Olivo ocupa a 2ª vice presidência; o Secretário Geral é Edelfo Dal Pont; o Secretário é Pedro Henrique Rovaris de Souza; o Tesoureiro Geral é Samuel Cirimbelli; o 1º tesoureiro é Fábio Bardini; a 2ª tesouraria é de Fernanda Baesso dos Santos Dal Pont; e o líder da bancada na Câmara é o vereador Rogério Dagostin.

 

PODEMOS TERÁ CANDIDATOS

As principais definições da reunião da Comissão Executiva do Podemos de Araranguá, que aconteceu no último domingo (19), foram em relação ao rodízio para a Câmara de Vereadores e sobre as eleições de 2.022. Na ocasião houve a avaliação do mandato do vereador Luciano Pires (PODE), especialmente por conta de conquistas para o Balneário Morro dos Conventos, com obras de infraestrutura e a nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Foi definido que haverá um rodízio a partir de 15 de Outubro, quando assume mandato o primeiro suplente Lyrion Matheus, que fez 461 votos em 2020, e que fica até o dia 15 de Novembro.

Luciano e Lyrion (FOTO) ainda colocaram seus nomes à disposição para concorrerem em 2022 como candidatos a deputado estadual e federal.

 

BULIGON NO ARROIO

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano José Buligon, esteve em Balneário Arroio do Silva nesta terça-feira (21) em visita às dependências da Prefeitura e ao prefeito Evandro Scaini (sem partido). Ambos tem em comum o fato de terem deixado o PSL para ficar sem partido. Participaram das conversas o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSL) e do vereador Elvio Zocche (PSL).

 

MARACAJÁ REVISA PDP

A Administração Municipal de Maracajá deu início à Revisão do Plano Diretor Participativo (PDP). Serão 4 audiências públicas (em 22/9, 27/9, 29/9 e 4/10) em busca de um plano para 10 anos, até 2030, com olhar no desenvolvimento, e para ouvir as 10 comunidades. A primeira reunião acontece quarta-feira (22), 19h, no Centro Comunitário da Garajuva, com moradores do Cedro e da Garajuva. As oficinas terão apoio técnico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e do Parque Científico e Tecnológico (Iparque). O PDP teve sua última atualização em 2015 e irá trabalhar a infraestrutura, mobilidade urbana, economia, entre outros fatores. Dia 27/9 será a vez de Sangão Madalena e Espigão da Toca (Centro Comunitário do Espigão da Toca); dia 29/9 Espigão Grande, Encruzo do Barro Vermelho e São Cristóvão (Centro Comunitário do Encruzo); e 04/10 será para o Centro, Vila Beatriz e Vila Floresta (Centro de Convivência da Terceira Idade).

 

GOVERNO MOISÉS “É UM FRACASSO”

No programa Parlatório desta segunda-feira (20), reproduzido pelo Rádio Som Maior e pelo Portal 4Oito, o ex governador Raimundo Colombo (PSD), em entrevista a Everaldo Silveira, Adelor Lessa e Upiara Boschi, disse que o governo de Carlos Moisés da Silva (PSD) “é um fracasso”.

 

MDB SEGUE COM TRÊS

Na segunda-feira (19), paralelo ao encontro organizado por Dirce Heiderscheidt e o MDB Mulher, aconteceu uma conversa entre os 3 pré-candidatos a governador pelo MDB, Celso Maldaner, Dário Berger e Antídio Lunelli. O presidente Maldaner tentava acordo para antecipar a escolha do nome do MDB antes das previas, de 15 de Fevereiro de 2022. Não saiu acordo e Maldaner disse à coluna sobre a reunião. Foi “muito bem, procurando o entendimento, os encontros vão continuar nas segundas-feiras, além da majoritária, outro assunto (tratado foi) das candidaturas nas proporcionais. Unidade partidária está garantida…”, contou.

 

INTERNET NO CAMPO  

Foi aprovado na manhã desta terça (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei que cria as diretrizes para que municípios possam, de forma voluntária, “instituir política pública para a prestação de serviços em telecomunicações”, o que possibilita levar Internet por fibra ótica para as zonas rurais. O PL 248/2021 foi elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento, pasta dirigida por Altair Silva (PP), e prevê a isenção de cobrança de valores, tarifa ou taxas pela utilização de postes para fins de Internet nos contratos de compartilhamento de infraestrutura de cooperativas, concessionárias e permissionárias de energia elétrica em programas e ações que promovam o acesso à internet em áreas rurais. O PL passar por 3 comissões antes de ir a votação em plenário. A medida permite às operadoras de Internet a levarem redes de fibra ótima para a zona rural mediante o não pagamento pelo uso da infraestrutura (especialmente postes) de transmissão de energia elétrica até as propriedades no campo.

 

ARMANDO LANÇA CECHINEL

O deputado federal Coronel Armando (PSL) cumpriu agenda na região Sul de Santa Catarina no final de semana. Na sexta-feira (17), foi entrevistado pela POST TV. Passou por Araranguá, onde reuniu-se com a Aciva e por Maracajá, onde se encontrou com o prefeito Anibal Brambila (PSD), primeira dama Claudete Brambila, e com o vice prefeito Volnei Rocha (PSL); e por Santa Rosa do Sul, onde se encontrou com apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido). Sábado à noite participou de um jantar com lideranças da Amesc, Amrec e Amurel. Domingo esteve com lideranças da Direita Araranguá e a apresentou João Cechinel como pré-candidato a de a deputado estadual.

 

EMENDA PARA PAVIMENTAÇÃO

Na passagem de Kennedy Nunes (PTB) e do deputado estadual Felipe Estêvão (PSL) pela Amesc, ambos estiveram em Balneário Arroio do Silva para o ato de entrega de ordem de serviço para obra de pavimentação em lajotas da Rua Forqueta, entre a rua Criciúma e a rua Nova Prata, no loteamento Zona Nova, e onde serão investidos R$125,8 mil. A obra tem emenda do deputado Estevão e será executada pela L C A Pavimentações Ltda. O prefeito Evandro Scaini (sem partido), os empresários Pedro Evaldt e Gislaine Evaldt, e Clarisse Victor (PTB), assessora do vereador Luiz da Farmácia (PL).

 

PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Araranguá um requerimento do vereador Jair Anastácio (PT) para que o legislativo realizasse uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 032/2020. Será nesta quinta-feira (23), a PEC 32/2020, que visa fazer uma reforma administrativa no âmbito municipal, estadual e federal. A audiência pública é aberta a quem se interessar no assunto e contará com a participação de servidores municipais, estaduais e federais.