Search

ARARANGUÁ TEM CENTRO DE REABILITAÇÃO PÓS COVID; MOVIMENTAÇÃO NO PTB, PSDB, MDB; E MUITO MAIS

Araranguá inaugurou na sexta-feira (17), o Centro de Reabilitação Pós Covid-19, com a presença do prefeito César Cesa (MDB), vice-prefeito Tano Costa (PSD), vereadores e secretários municipais. A iniciativa é uma ideia do secretário de Saúde, Henrique Besser, em parceria com a USFC, e que teve a indicação na Câmara pelo vereador Luiz da Farmácia (PL). Além da importância de se ter uma equipe para ajudar pessoas que passaram pela doença e ficaram com sequelas, também é preciso ressaltar o aproveitamento da antiga academia de saúde do Jardim das Avenidas, que foi inaugurada em 2016 e que teve muito pouca utilidade até agora.

 

PTB SE MOVIMENTA

A passagem de lideranças do PTB pela região neste final de semana serviu para estimular a formação do partido na região Amesc. Presença do presidente estadual Kennedy Nunes, pré-candidato a senador, e o deputado estadual Felipe Estêvão (PSL), que trabalha sua pré-candidatura a deputado federal (e que muda para o PTB na janela partidária ou em caso de fusão). Foi confirmada a pré-candidatura de Clarice Victor, a Sissa (PTB), a deputada estadual.

 

LEILÃO DE INSERVÍVEIS RENDEU

O leilão on-line realizado pela Administração Municipal de Araranguá na sexta-feira (17) na sede do Samae tinha 15 bens e teve arremate de 13 deles, com arrecadação de mais de R$ 333 mil para os cofres municipais. O valor será aplicado na compra de novos equipamentos, com renovação da frota.

 

 

 

DIA 20 DE SETEMBRO

Feriado em Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota neste Dia do Gaúcho, no encerramento da Semana Farroupilha, em comemoração à Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos (1835-1845). O município de Balneário Gaivota, com base na Lei 1051 de 3 de setembro de 2020, observa feriado municipal nas repartições públicas municipais neste dia 20 de setembro, no ápice das comemorações da Semana Municipal das Tradições Gaúchas, excetuando-se os serviços considerados essenciais.

 

GIOVANA GALATO É DO PSDB

Neste domingo (19), a ex-vereadora de Cocal do Sul, Giovana Galato Santa Rosa, assinou ficha de filiação ao PSDB. Seu nome já havia sido aprovado na reunião da Comissão Pró-Eleição 2022 do PSDB da Amrec, no dia 18 de agosto, na condição de pré-candidata a deputada estadual. Giovana exerceu mandato no legislativo de Cocal do Sul entre 2017 a 2020. O ato aconteceu em Cocal do Sul, na residência do presidente municipal do partido, Ademir Menegon, e contou com a participação da deputada federal e presidente do PSDB de Santa Catarina, Geovania de Sá, dos prefeitos de Criciúma, Clésio Salvaro, de Siderópolis, Franqui Salvaro e de Nova Veneza, Rogério Frigo, vereadores de Siderópolis Charles Vitto e Jadna de Cassia Rodrigues, e de Morro da Fumaça, Jorgia Guglielmi, secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, entre outras lideranças tucanas.

 

MDB REÚNE MULHERES

O MDB Mulher de Santa Catarina, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, realiza nesta segunda-feira, em Florianópolis, no auditório do Hotel Castelmar, capacitação para as prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras do partido de todo o estado. Intitulado “Capacitar para Transformar: somos transformação”, o evento é o início do processo de preparação para as eleições de 2022. “[…] somos o partido com mais mulheres eleitas em Santa Catarina. […] queremos […] repetir o processo e melhorar ainda mais as conquistas”, disse a presidenta do MDB Mulher SC, deputada Dirce Heiderscheidt.

 

SANTA CATARINA E ADÉLIO BISPO

A catarinense Júlia Zanatta, atual coordenadora da Embratur para o sul do país, é citada no documentário da TV 247, que faz alusão aos três anos do atentado contra o então candidato a presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Júlia era assessora do clube de tiro .38, em que Carlos Bolsonaro, filho do presidente, quando ele e Adélio Bispo (que esfaqueou o candidato), frequentaram o clube em Florianópolis.  

 

CENTENÁRIO DE FREIRE

Nascido em 19/09/1921, o educador Paulo Freire virou patrono da educação em 2012, não porque ele tivesse pedido, mas como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em favor da educação. Ele defendia uma educação inclusiva, em que os atores, professores e alunos, pudessem ter trocas no processo, diferente do modelo tradicional de emissor-receptor, onde o aluno tinha papel de receptor.

 

FREIRE VIROU INIMIGO

A demonização do “método Paulo Freire”, implantado nos anos 60 para educação de adultos, é contestado pela direita por entender que o educador usava o processo para chamada “doutrinação dos estudantes” quando na verdade, a sua busca era a de tornar os estudantes “cidadãos-pensadores”, ou seja, pessoas com capacidade de pensar com sua própria cabeça. O mantra contra Freire ganhou corpo quando Abraham Weintraub erro ministro da Educação do governo Bolsonaro e associou ao mau desempenho do Brasil no ranking da Educação. Faltou dizer que o “método Paulo Freire” não está implantado no Plano Nacional de Educação.

 

CHANCE DE TERCEIRA VIA?

O nome do senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) vem sendo lembrado como opção para a chamada terceira via. Deverá sair do DEM para o PSD, até porque o nome do Democratas para compor chapa majoritária é o do médico Luiz Henrique Mandetta, ex ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (sem partido). Além disso, DEM e PSL discutem a fusão para a criação de um novo partido. Por ora, a polarização está entre Bolsonaro e Lula (PT).