Search

Educação se pronuncia sobre ameaça de aluno em Araranguá

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Araranguá divulgou uma nota sobre um caso registrado nesta terça-feira, dia 14, em que um aluno teria ameaçado fazer um atentado na Escola Básica Municipal João Matias, no bairro Coloninha. Conforme a nota, a ameaça realizada por parte de um aluno, aconteceu via grupo Whatsapp de colegas de sala no último final de semana. Um dos pais dos alunos viu a mensagem e avisou a outros pais e ao diretor da escola. “Os pais dos alunos ameaçados, registraram um Boletim de Ocorrência, dada a importância do fato. Imediatamente, o diretor da escola acompanhado das autoridades policiais, foram até a residência do aluno que realizou as ameaças e assim, conseguiram contornar os fatos”, escreveu a pasta.
Ainda conforme o comunicado, o estudante ficou “triste e arrependido” e contou que sofria bullying de forma sistemática na instituição. “Agora, o jovem passa por acompanhamento psicológico, e em breve retornará às atividades escolares”, acrescenta a nota.
A secretaria aproveitou o caso para reforçar a “importância da vigilância dos pais, junto aos filhos na utilização das redes sociais e sobretudo na prática do Bullying”, já que, segundo a nota, a prática “pode despertar sentimentos de ódio, bem como causar sequelas psíquicas permanentes nas pessoas”.
Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Araranguá, vem a público manifestar-se sobre o episódio divulgado nas redes sociais, sobre um possível ato de violência na Escola Básica Municipal João Matias, no bairro Coloninha.

A ameaça realizada por parte de um aluno, aconteceu via grupo whatsapp de colegas de sala no último final de semana.

Logo, foi detectado a ameaça, por um dos pais dos alunos, que comunicou outros pais e ao Diretor da escola, e também às autoridades competentes. Assim, prontamente tomaram as providências necessárias e garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

Os pais dos alunos ameaçados, registraram um Boletim de Ocorrência, dada a importância do fato. Imediatamente, o diretor da escola acompanhado das autoridades policiais, foram até a residência do aluno que realizou as ameaças e assim, conseguiram contornar os fatos.

Triste e arrependido, o aluno relatou que sofria a prática sistemática e repetitiva de violência psicológica pelos colegas, o conhecido Bullying. Agora, o jovem passa por acompanhamento psicológico, e em breve retornará às atividades escolares.

O fato ocorrido, mostra a importância da vigilância dos pais, junto aos filhos na utilização das redes sociais e sobretudo na prática do Bullying. Que não tem nada de engraçado e pode despertar sentimentos de ódio, bem como causar sequelas psíquicas permanentes nas pessoas.

A Secretaria de Educação, segue trabalhando para manter a pluralidade da comunidade escolar, pautada pelo respeito e valores da educação.

Secretaria de Educação – Município de Araranguá – Terra nossa!”